Pular para o conteúdo principal

A guerra dos sexos - Uma Aventura com O Pequeno Príncipe (fase adulta)


Num destes dias de dolce far niente o Pequeno Príncipe passou no meu apartamento  e me levou para conhecer coisas novas no universo. Apareceu meio do nada enquanto eu trabalhava no escritório, quando olhei pela janela lá estava ele acenando com seu ganso gigante.  Depois de tanto tempo de publicado (ele já tem mais de 21 anos), não tive dúvidas, joguei-me no ganso em busca de aventuras. Depois de muito cavalgarmos na sua ave gigante, o Príncipe que se tornara um belo jovem, loiro de olhos azuis - ou do jeito que seus desejos quiserem imaginar -, arremessou-nos em direção ao espaço sideral. E viajamos na velocidade da imaginação, tantas vezes mais rápida do que a luz. Num instante chegamos a um pequeno planeta. Não era o dele, e nem o planeta do bêbado que conhecemos de outra estória. E cuja companhia aprendeu a valorizar ao longo dos anos. Este era um planeta novo para nós.

                Em nossa aterrissagem parecia que havíamos chegado em má hora. Tudo ali era branco, até mesmo as pessoas vestiam-se de branco, tudo parecendo muito puro. Entretanto, diante de nós estendia-se uma linha preta no chão, tão longa que parecia dar volta ao planetinha.  Homens ficavam de um lado e mulheres do outro. Estavam apenas a poucos passos uns dos outros. Tensos e ameaçadores, ficavam rangendo os dentes, se entreolhando de forma raivosa. Pareciam aguardar algo para começarem a se bater.

                - Que coisa estranha! - disse o Príncipe. Amigo, o que está acontecendo? - Perguntou a um homem solitário que próximo de nós e parecia apenas assistir aquilo.

         - Ahhh, estrangeiros! Que momento desagradável para chegarem! - Resmungou, e respondeu em seguida: Irá se iniciar a procriação.

                - Procriação?! - comentei. Impossível, parecem que irão se matar a qualquer momento.

                - Os amigos, nos desconhecem, por favor, não interfiram! - pediu de forma educada e diplomática. Eu os convidaria a assistir, entretanto, é muito vulgar estranhos espiarem relações deste tipo.

       Fez sinal para que nos virássemos e educadamente obedecemos. Preservando nossos olhos do que iria ocorrer. Deve ter sido uma carnificina. Ouvíamos gritos selvagens tanto de homens como de mulheres. Não saberia dizer se simulados, pareciam bem verdadeiros. Enquanto isso o Príncipe espiava pela câmera do celular o que ocorria. Os grupos se batiam, se emaranhavam e se disputavam aos tapas e socos. E os casais que se formavam prontamente se entregavam ali mesmo. Uma coisa dantesca, violenta e selvagem.

      O homem passou por nós e nos chamou para que o seguíssemos, ainda sem olharmos para trás:

             - Chamo-me Ostrogodo! Podem tratar-me apenas por Godo!

            Prontamente estendemos as mãos para cumprimenta-lo e nos apresentarmos, mas ficaram no ar. Ele não entendeu os gestos cordiais. Feitas as apresentações, o Príncipe Loiro e lindo - em realidade -, muito interessado em participar daquele ritual, perguntou (pois como todos sabem o que ele mais faz é perguntar):

             - Olhando de um lado e de outro do planeta notei que para leste só existem cidades e para oeste igualmente, entretanto, parece que de um lado só tem mulheres e de outro só tem homens. É isso mesmo?!

             - Sim, é isso mesmo. O Senhor Príncipe é muito observador. Homens e mulheres vivem separados. Nós nos juntamos apenas no momento da procriação.

             - E ela ocorre sempre de forma, assim, violenta?! - perguntei. E ele me olhou com certo desdém, afinal não sou príncipe, nem loiro, nem lindo. E explicou, como quem não gostasse de falar sempre a mesma história:

            - Sim, a procriação é violenta, sempre violenta. Mas é a única violência que ocorre em todo o planeta.

            - Mas isso é uma covardia com a mulheres! - defendeu-as o Príncipe. Godo endereçou-lhe um pouco do seu desdém:

             - Ora, o Senhor Príncipe não conhece as mulheres daqui. São tão ou mais fortes que os homens. E, além do mais, ambas as forças treinam durante muitos anos para este embate. Ele acontece apenas duas vezes na vida de cada cidadão.

            - Já vi muita coisa. Mas este comportamento é a primeira vez. Muito me espanta.

             - Somos muito civilizados. O que lhe parece algo bizarro, só assim parece por não serem os dois daqui. Há muitos séculos todos vivíamos misturados. Era uma forma muito promíscua de vida. Sempre ocorriam problemas entre os casais, fossem casados ou não. Muitas brigas, muito sofrimento, muito pouca empatia uns pelos outros. E o normal é que todo casamento terminava em separação. E então homens e mulheres atiravam-se loucamente em busca de outros parceiros. E depois de um tempo tudo se repetia novamente.

         Ele suspirou desanimado, como se tivesse testemunhado aquilo que na Terra é o nosso cotidiano.

    - Era um imenso desgaste social, moral, emocional, e principalmente econômico. Não sei como passamos tantos milhares de anos fazendo uma coisa tão estúpida quanto tentar equacionar valores e organismos que de outra forma não são compatíveis. Os hormônios são diferentes, sabe?! As necessidades afetivas, diferentes. As companhias diferentes... Nada entre homens e mulheres se assemelhava de verdade, exceto a necessidade de procriação.

         - Quando tudo isso mudou? Interrompeu-o o Príncipe, bastante curioso.

        - Ahhh - fez Ostrogodo -, isso foi há muito, muito tempo. Os desentendimentos entre os sexos chegaram num tal nível que atrapalhavam a realização dos trabalhos. A força produtiva estava ficando exaurida. Foram realizados vários congressos tentando resolver as questões, e destes congressos terminou por surgir a idéia e depois a lei - muito prática - de dividir o planeta em dois.

            - Que absurdo! - fez o Príncipe, sem querer.

         - Nada de absurdo, meu caro! Somos um planeta pacífico e feliz desde então.

       - Mas se são pacíficos, por que tanta violência para procriarem?!

        - Ahhh, violência... Violência! Tem gente até que gosta! - afirmou dando um risinho safado. Mas informou a ideologia oficial do Planetinha: O ritual é organizado dessa forma odiosa para que não haja amor.

              - Que absurdo!! - dissemos os dois ao mesmo tempo.

             - O amor atrapalha tudo! - afirmou. As pessoas em ambos os lados se relacionam sexualmente entre si, entretanto não podem formar casais. E vocês hão de convir que a variação de parceiros é muito mais interessante.

              - O que fazem com as crianças?

             - As mulheres entregam os meninos recém-nascidos para os homens cuidarem, criarem e educarem. E elas ficam a cargo das meninas.

           - Os meninos não sabem quem é a mãe?! - perguntei chocado, pois sou edipiano.

            - Ninguém sabe quem são as mães ou os pais. As crianças são criadas coletivamente. Ficam em berçários e creches, e depois irão para escolas, e posteriormente entram no mundo adulto após se formarem em universidades. Vivem coletivamente desde sempre. Assim temos um grande senso de comunidade.

            - Então, vocês não têm personalidade e nem individualidade? - questionou o Príncipe.

          - Claro que temos. O que não temos são parasitas sugando nossas emoções e economias. Nossa sociedade passou a funcionar muito melhor assim. Pense em quanto tempo você gastaria para cuidar de uma criança? Levar pra creche, buscar, levar ao médico, etc. Não fazemos nada disso. Trabalhamos muito, estudamos, nos relacionamos fisicamente. E até temos amigos. Não lhe parece uma sociedade boa?!

         - Devemos ser muito estranhos mesmo a este mundo. Respondi. Pois, que por mais escuto, mais esquisito me parece.

                - Veja, meu amigo. A sociedade assim dividida mais que dobrou o número de empregos. Homens e mulheres ficaram completamente livres para se tornarem ótimos profissionais, cientistas, artistas, etc. As atividades tipicamente masculinas floresceram ainda mais no lado dos homens, não que não existam do lado feminino, existem. Mas aqui temos gladiadores, futebol, jogos de todos os tipos, e nada de violência. Do outro lado, muitos salões de beleza, clínicas rejuvenescedoras, lojas magníficas, etc. E não ocorrem desentendimentos por gastarem o tempo que quiserem nessas atividades.

                - Mas e o carinho, o afeto, dormir juntinho?! - perguntou o lindo Príncipe loiro de olhos azuis.

                - Isso tudo é cultural. Se não for estimulado, ninguém faz. O que vocês não gostam de admitir é que a vida a dois é insuportável. Muitos ficam juntos apenas por causa do medo de ficarem sós na velhice. Mas aqui, ninguém fica só na velhice. Todos vão igualmente para o asilo quando fazem oitenta anos, ou se desejarem, ainda antes. Não ter apegos, não ter família, não ter filhos. Torna a vida toda muito mais fácil e simples. As duas únicas coisas que nos obrigavam a uma vida tão animal eram a cultura e a procriação. Resolvemos as duas.

            - E as outras manifestações de gênero e sexualidade? - perguntei.

              - Não deram trabalho nenhum, meu amigo. Respondeu, Godo. Estão distribuídos entre nós. Muitos já viviam este estilo de vida anteriormente. A sociedade não os deixava se realizar plenamente, cobrando-lhes coisas injustificáveis. Veja bem, toda a sociedade estava baseada na procriação e nas suas consequências. Para que tudo se mantivesse havia uma célula social que pressionava grandemente as pessoas para ficarem juntas, a família. Quando resolvemos os problemas relativos à procriação, a família desapareceu, ficando apenas a amizade fraterna. E todos livres para se realizarem no trabalho.

            - Venha! - chamou-me o Pequeno Príncipe. Pegue o meu Ganso e vamos embora deste lugar! Não é a toa que tudo está pintado de branco. A vida é colorida e este lugar está morto.

              - Mas, Príncipe! Vamos ficar e aprender mais um pouco! - pedi.

               - Não, meu amigo! Este lugar periga corromper-nos!

          - Esclareça-me antes, Ostrogodo. - pedi: Por que era você quem estava organizando a procriação? Você não deveria também estar ali?

             - Nas situações violentas, nós robôs somos os únicos capazes de manter a calma. E, se necessário a ordem. E não nos entregamos à essa prática selvagem, porém necessária. Afinal, precisamos de trabalhadores e todo o resto é desnecessário.

         Agradeci. Agora entendendo um pouco mais do que ali ocorria. E sem mais, deixamos num voo da imaginação aquele lugar estranho. Estranho até demais. Na janela do meu escritório o lindo Príncipe pediu para eu largar o seu Ganso. E ficou por ali um bom tempo, desejoso de entender como as pessoas tentando ser civilizadas, haviam se brutalizado tanto. Depois de muitos cafés, conclui com ele:

            - Eles escolheram. Fizeram escolhas. Fazemos escolhas todos os dias. E elas trazem consequências. Hoje parece uma pequena decisão, com o passar do tempo pode transtornar o mundo que amamos, e não mais o reconhecermos. E tudo o que desejavam era colocar ordem no trabalho e usufruir seus frutos. Não são apenas os outros que nos tornam escravos, nós também podemos livremente agrilhoarmo-nos achando que há uma vida melhor do que a vida mesma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív