Pular para o conteúdo principal

Memória Impura e a leitura de Janete Palma



Neste processo altamente moderno de trocas entre autores e leitores via internet adoráveis surpresas têm ocorrido. Tenho recebido várias mensagens de pessoas que estão gostando do livro e que fazem alguns comentários. Não seria de bom tom publicá-los todos sem pedir autorização, coisa que farei em outro momento. Mas, estou juntando o carinho destes amigos mais antigos e destes novos que “Memória Impura” está me propiciando.

Após o lançamento do livro, num belo dia Janete Palma, uma amiga recente, mas já querida, enviou-me via Facebook uma frase que ela havia gostado do primeiro conto. Achei curioso. Com o passar do tempo ela enviou mais uma, e outra e outra. Fui notando que não eram apenas frases que ela gostava, Janete possui um talento especial para encontrar no texto de cada um dos contos uma frase que ela gosta e, ao mesmo tempo, pareça resumir o sentimento que guia a estória.

Como eu tenho muita dificuldade para resumir e concentrar idéias, fiquei espantado com a sua boa mão para fazer isso. E lhe pedi autorização para republicar os seus comentários.

Eles seguem abaixo na ordem em que ela foi enviando, a mesma ordem dos contos. Apreciem o trabalho gostoso que ela fez.

Livro: Memória Impura

Nike

"Apenas um deleite cego me guiava."

Solidão Macedônica

"... Às vezes, pergunto-me como os deuses abençoam os canalhas com uma longa vida."

O Filósofo

"Era dia, mas ouvi o pio de uma coruja."

O Galo Dourado

"E ser espartano é ser um com todos."

Tarpéia

"- Quando crescer quero ser com elas! - afirmei cheia de paixão, aquela paixão intensa e breve da infância."

Firmino

"Tenho apenas o gosto amargo da vingança o tempo todo em meus lábios, que estão sempre fechados, lacrados para o amor, para a esperança e para a alegria."

Folhas Secas de Outono...

"Por que tarda a morte quando a beleza já me abandonou?"

O Cão que Guarda a Porta

"... Lembra-te que és homem... Lembra-te que és homem."

Testemunhos do Grande Incêndio de 64

Testemunho I

“É o ódio que amassará a argamassa de nossas casas."

Testemunho II

"Às vezes, as pessoas não nos levam a sério."

Testemunho III

"Não te faças de meu representante entre aqueles que ainda não são memória."

Testemunho IV

"Afinal, que Deus seria tão cruel a ponto de queimar seus servidores?"

O Touro e o Leão

"Importa que ele amou, e ao seu amor foi leal e fiel até o fim."

Carta aos Antigos

" Qualquer coisa que pareça nova já existiu antes, qualquer sentimento estranho já foi sentido antes."

Posfácio

"Esqueçam o autor e "escutem" as personagens. Elas querem falar... E é por causa delas que este livro existe."

Jesus no Deserto

"Não sabia o que era a loucura, não sabia quem ou o que era o demônio, mas se existissem demônio e loucura deviam ser o que sentia naquela hora."

Terminei o Livro!!

E aqui termino de ler mais um livro, mas um espaço preenchido no meu conhecimento. O livro é Memória Impura, do meu querido amigo Luiz Vadico. Eu gostei. Eu recomendo. Parabéns, Vadico.

Um grande beijo no coração.

Janete Palma

                Obrigadíssimo Janete!!  Como já lhe falei anteriormente, essa sua leitura atenta e acurada me deixaram emocionado e lisonjeado. É por causa de pessoas queridas como você que não desanimo. Fortíssimo abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fumaça me persegue!!

A fumaça me persegue! Há pouco mais de um ano me mudei de Moema para o Bom Retiro. Devia ter feito isso a mais tempo, pois naquele bairro sofria com problemas respiratórios constantes. A culpa? Fumaça. Fumaça de fornos à lenha espalhados indiscriminadamente no bairro, e que não estavam lá 9 anos atrás. Eu tinha fortes crises de tosse e a sinusite era minha melhor amiga, às vezes tinha de sair de casa para ir ao shopping, pois lá tem ar condicionado.. Cansado e resolvido a encontrar um ar melhor acabei no Bom Retiro, não sem antes frequentar o bairro quase um ano. Sim o ar era bem melhor do que de Moema. No entanto, as coisas foram mudando por aqui. Primeiro os bares   - aqui tem um em cada esquina – começaram um a um a colocarem uma churrasqueirinha na porta. E claro, devido ao sucesso essas maquininhas de fazer fumaça passaram a ser usadas de manhã e no fim da tarde. Também passou a ocorrer um cheiro constante de lenha queimada, ou de “queimada” mesmo; não consigo identi...

Contrato de Namoro

Prometo Ser o homem dos seus sonhos ... se você sonhar comigo Te ouvir. com o coração, antes de ouvir qualquer outra pessoa Concordar contigo se você tiver razão e ... se não tiver, discordar com carinho Cozinhar, se você comer e ... comer se você cozinhar Dividir as tarefas domésticas ou... a conta da faxineira Amar seu cachorro ... se você me amar mais do que a ele Partilhar meus pensamentos bons e maus, valorizando mais os primeiros Não ter apenas problemas e coisas chatas para partilhar Segurar a barra quando você não segurar, se você fizer o mesmo Segurar sua mão no avião... enquanto você segura a minha Sempre te fazer companhia no elevador, pra você não se sentir sozinho Ter o prazer que você puder me dar e ... te dar o prazer que você puder sentir Sorrir pra te deixar alegre Chorar pra te lembrar que sou humano Errar, com o desejo de acertar Te cobrir em noites frias, enquanto você dorme Fazer música ... se você ouvir Escrever poesias, se você se emocionar Ir a Parque de Diver...

Não vou sofrer por você...

         Hoje foi um daqueles dias de óculos escuros, sabe?! Aquele dia que está lindo, mas cuja claridade ofusca tanto que – para um astigmático como eu – é necessário se perder parte da sua beleza... Acordo sempre cedo e hoje não seria diferente. Nos sábados de manhã, as vezes levo meu carro para passear e aí termino sempre num café na Oscar Freire. Geralmente estou entre os primeiros clientes a se sentarem nas mesas postas na calçada. Lá, peço algo enquanto olho presbiopemente o cardápio. Costumo me dar uma manhã de imprevisível saciedade. Deixo-me levar pelas mulheres e homens bonitos que passam, experimento da sua beleza faceira... aqueles trajes da manhã de sábado... caras de acordei agora, roupas fashionmente desarrumadas, todos numa performance que de tão estudada parece natural. Eu me incluo na mesma categoria. Fui olhar e ser visto, um deleite cheio de vaidades escusas.          Entre a minha pri...