Pular para o conteúdo principal

Escritores Brasileiros, internet e o preço para se publicar



No texto publicado anteriormente falávamos da visibilidade necessária do Escritor Brasileiro. E alguns dirão: “Ah, mas hoje com a internet...” Sim, Pelo que sei, os jovens escritores brasileiros estão se esforçando muito para ocupar a net. Em busca de visibilidade, no entanto, passaram a imitar – claro que sem as mesmas chances – o que alguns fizeram fora do Brasil. Existem sites e portais que se especializaram em hospedar literatura, contos, crônicas e poesias. O escritor coloca lá, ele emais vinte mil pessoas, é indexado. Para que serve? Para o site vender publicidade, pois vinte mil pessoas já acessam aquele lugar.

Muitos escritores – para divulgarem as suas obras – dão cursos de como escrever livros. Criam Blogs, se esforçam para fazer tardes de autógrafos e escrevem quase todos os dias frases de marketing pessoal sem o menor sentido. Anunciam as suas supostas palestras – que serão gratuitas ou mal pagas – e cursos de “como escrever bem” ou “como virar escritor”. Já vi escritores e escritoras divulgando os seus cursos através de vídeos no Youtube, filminhos pasteurizados, falas pasteurizadas... Honestamente, depois de ver os vídeos não tive vontade de ler nada do que escreveram, me deu dó.

O que me informaram com essa postura – nada contra eles e suas necessidades – foi que a literatura deles não tem alma, tem regras. E se assim não for, estão fazendo uma performance aprendida de como “ser escritor” no mundo contemporâneo... Isto tudo seria uma boa idéia, se não criasse mais novatos, nem sempre talentosos, para serem explorados em sua boa fé outra vez. Pois até oferecer um curso de como escrever já é exploração da boa fé. Por que afinal, quem ensina escrever bem ou mal é um professor de português. Aprender regras de como construir personagens e estórias não fará ninguém escrever bem, fará no máximo um aplicador de regras. E acena com a esperança de publicação, e fama, para o escritor novato, nada mais falso. Agora se você fizer um curso de roteiro, isso é outra coisa, pode até virar um roteirista talentoso, pois para isso realmente existem regras que necessitam ser aprendidas antes de se dar os primeiros passos. O talento pode aparecer depois.

Mas escritores equivocados explorando futuros escritores não é a única forma de exploração na internet. Com a facilidade da vida moderna, computadores, impressoras, editores baratos, o que mais tem neste mundo é micro editoras – e grandes também -, e é muito comum que elas tenham sido fundadas por escritores desconhecidos que buscam viver do seu trabalho. Elas se oferecem para publicar o “seu primeiro livro” em módicas prestações. O que não informam é que ele não será distribuído e que se for distribuído não será visto, e logo você pode fazer o que quiser com o seu livro, pois ele não será vendido.

Bem, e quem disse que seu livro merece ser publicado? Quem foi que qualificou este material de literário? Isto tudo, net e talz, pode ser democrático. Mas imagine, você leitor lendo centenas, ou milhares de textos ruins até encontrar um bom... Iria dizer: “melhor ler os estrangeiros, já foram escolhidos”.

A melhor comparação que posso fazer entre um escritor que escreve bem e outro nem tanto, é a de duas pessoas que vão para a cozinha com os mesmos ingredientes... A comida nunca sai igual e as duas podem sair boas. Mas, entenda, quando lemos um escritor estrangeiro, lemos ele e o tradutor, que tem um trabalho fantástico – ele é meio autor também -, mas, estamos falando dos grandes. Atualmente, não sei se temos péssimos tradutores ou se estão traduzindo péssimos escritores. As frases são parecidas, o tamanho dos parágrafos, as estórias, o número de páginas e as trilogias, etc, etc etc. Enfim, para ler o que escrevem hoje, seria melhor ver um bom filme.

Atualmente a única coisa que diz – até mesmo para o escritor – se ele pode ou não publicar um livro é se ele pode pagar pela publicação. E, neste caso, é bom que ele realmente acredite no que faz, porque não é barato e não dá lucro. Quanto ganha um escritor por sua obra?

Ele ganha de 6 a 12 % do valor de capa. Mas, digamos 10% por que sou ruim de contas, se ele vender 1.000 exemplares, custando 30,00 cada um – autor caro – ele ganhará 3.000,00. Uma verdadeira fortuna dividida em módicos pingos que caem na sua conta ao longo de anos. E sei de editoras que pagam o direito autoral não pelo preço de capa, mas pelo preço de custo do livro. Sabe quanto é o custo material de um livro de 200 páginas, simples? Uns três ou quatro reais. Início de carreira? Às vezes sim, às vezes não, nem os mais conhecidos vendem mais que três mil livros. Uma ou outra exceção. Mas não falemos de exceção, pois vender milhares e milhões de livros em outros países é uma regra, e aqui também, mas só para estrangeiros.

            No Brasil a coisa fica distribuída mais ou menos assim: Escritor 6 a 12 % do valor de capa, a livraria 40% ou mais, o restante é dividido entre a editora e a distribuidora. Você prestou atenção? 40% para a livraria!!!

            E quanto paga um escritor para publicar? Se ele for publicar da forma mais primitiva, a impressão sob demanda, praticamente nada, pois a editora cobrará entre 25,00 e 40,00 por livro impresso que ele ou as pessoas adquirirem. E, claro, nenhum marketing. Apesar destas editoras alardearem que venderão o seu livro no site e mandarão e-mails para malas diretas. O escritor comprará uns trinta livros, arranjará um bar ou restaurante e convidará os amigos para o lançamento. Quanto ele irá ganhar? Uns agradinhos no ego. Para quem se contenta, está bom. Mas não é isso o que um escritor de verdade deseja, não é? Ele quer ser lido, e lido por um grande público.

            Se o pobre escritor encontrar uma editora realmente regular, pode começar a pensar em 7.000,00 de investimento, e depois irão mandar mil exemplares para a casa dele. Já imaginou o que fazer com os 960 exemplares que irão sobrar depois do lançamento? Um site para vendas com opção para pagar no “PagSeguro”, vai vender um a cada três meses e olha lá. Se o escritor puder investir uns 20.000,00 irá poder contratar os serviços de uma editora maior. Ela distribuirá o livro e tentará convencê-lo de que ela também gastou na publicação, e por isso não irá pagar direitos autorais (aqueles ridículos valores). Mas o livro distribuído hoje significa apenas distribuição para sites de compra via internet. E só. Sem marketing, sem nenhuma propaganda, sem entrevista no Programa do Jô.

            Se além destes 20.000,00 ele puder investir numa assessoria de marketing, aí as coisas podem andar um pouco melhor, mas sem nenhuma garantia. Aí, pode contabilizar mais 20.000,00, em módicas mensalidades. Quando o escritor começa a ganhar dinheiro? Sabe Deus, talvez nunca. De repente até ganhe alguma notoriedade. Mas, aqui paramos no último problema, que remete ao primeiro texto: visibilidade. O pior dos gargalos. A distribuição é um problema sério, mas vencida esta, vem o pior deles. Seu livro será visto? Ele ficará exposto? Estará acessível aos olhos do leitor comprador? Aí, só sendo estrangeiro ou famoso, tipo ator da Globo.

            Mas isto não ocorre apenas no mundo dos escritores de ficção. Pasmem. A coisa também anda feia no planeta daqueles que não serão lidos mesmo. Os livros acadêmicos, responsáveis pela divulgação do saber científico produzido no Brasil passam por coisas bem mais penosas. Raramente o autor poderá publicar pagando do seu próprio bolso, em geral por que é um duro. Mas o motivo é que a editora tem de ter um Conselho Científico que abalize a qualidade daquela obra. Bem, aí se trata de uma editora especializada.

E os leitores me dirão, como assim? Se livros acadêmicos não dão lucro, como existem editoras especializadas em não vender livros? Da seguinte forma. Existem órgãos do governo que financiam este tipo de publicação. A editora envia o original para a instituição que o avalia uma segunda vez, e claro, junto deste a editora mandou o valor a ser gasto. As instituições nunca financiam 100% apenas a metade do custo da publicação. Como é que se ganha dinheiro? Se envia para a organização do governo 100% ou mais do valor como sendo a metade, ou seja, 50%. Entenderam? Claro que nenhum centavo será gasto na divulgação do livro. E provavelmente nem chegará a ter mil exemplares estocados em algum lugar.

Se houvesse honestidade a maior parte destas editoras deveriam pegar os livros e distribuir para as universidades, sem nenhum custo, pois já estão pagos mesmo, e com lucro. Nem todas agem desta forma, mas estas são exceções. Tudo seria diferente se houvesse uma política  pública de publicações que fosse coerente com a realidade. Neste caso, o livro acadêmico não tem mercado, ponto. Mas o saber precisa ser difundido e ele não vem sendo, apesar do governo pagar pelas publicações. O prazer do acadêmico é bem menor do que o do escritor, pois quando ele convida os amigos para o lançamento, todos sabem, inclusive ele, que o livro não irá vender. E apesar dos seus esforços pouquíssimas pessoas o lerão. É só a fé no saber que o faz continuar.

Se ainda não está convencido destas dificuldades, vamos lá. Qual é a sua postura quando um amigo publica um livro? Espanto. Horror. Primeiramente parece algo tão impossível de ser feito que todos o congratulam, em seguida dizem aquela frase “Depois de morto você será famoso” ou “De que adianta ser escritor se só será conhecido depois de morto?” Bem, aí ele te convida para o lançamento. Você compra o livro – de boa vontade - mas, é quase uma espécie de favor que se faz para um amigo. Chega em casa, guarda o livro num lugar qualquer da estante. Depois de alguns anos, acha o livro sem querer. Está com dor de barriga, leva ele pro banheiro e sai de lá dizendo: “Querida! Não é que fulano escrevia bem?!” Ainda se você estiver nesta classificação é um ótimo ser humano. Existem os outros que não são tão amigos e que a primeira coisa que dizem quando são informados do lançamento do livro pelo escritor é: “Oba! Eu vou ganhar um, não vou?” Claro, se ganhar, vai guardar o livro, isto se não vender para um sebo imediatamente. E não vai ler. Por que afinal, de graça não presta. Desconfiamos até de promoções de lojas de roupas caras quando estão baratas demais.  Pode parecer estranho para alguns que eu defenda o escritor brasileiro. Não é por que eu o seja também, mas por um bom motivo, faz muita diferença ler o livro de alguém que nasceu falando português do Brasil. Só um escritor nacional pode explorar com riqueza a nossa língua e cultura, ou pode explorar pobremente também. Mas, aí mora a diferença, se ele fizer isso de forma ruim, você irá perceber. Ler, e não apenas informar-se sobre uma história, ler é todo o processo que inclui a compra do livro – quando lê o título, a capa, a contra-capa, as abas – e depois todo o sabor de uma prosa infinitamente rica. O escritor pode te levar a mundos loucos e imaginários, mas isso é fácil, bom mesmo é que ele pode colocar riqueza em cada nuance das palavras, das palavras que estão no seu idioma e que só você pode entender todos os ricos significados ali preservados e sugeridos.

             Alguns poderão argumentar que já foi mais difícil publicar no Brasil. E é verdade, já foi mais difícil. Mas pelo que viram, parece que o problema não é publicar, não é? As facilidades para os bons escritores viraram facilidades para qualquer um, tenha talento ou não. A única coisa que essas facilidades realmente criaram foi novas possibilidades de exploração dos escritores. Não bastasse a miséria que é o direito autoral, agora o escritor paga por todo o processo de produção do livro, distribuição, e marketing. Lucro que é bom, nada.

Não sou daqueles que defendem o lucro acima de tudo. E sei que o trabalho de escrita é algo que detém certos valores morais, intelectuais e artísticos que não têm preço. Mas, não é por isso que este trabalho não deve ser avaliado, publicado, divulgado e seu autor reconhecidamente remunerado. Enfim, não é que não tenhamos leitores. Acho que nunca se leu tanto no Brasil como agora. E mesmo escritores brasileiros têm algum espaço, bem pequenininho, mas têm. Mas precisamos de muito mais. Afinal, este é o Brasil. Quem deve implorar por espaço nas livrarias são os estrangeiros.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív