Pular para o conteúdo principal

Falando de literatura e mercado editorial no Brasil

          Dia em que há tantas coisas há dizer que nem sei por onde começar a dizê-las. Começo por dizer que, na verdade, não gosto de digitar o que penso no computador, uma vez que tudo que penso - quando penso - acontece fora e longe dele. Assim, gostaria de ser organizado o bastante para levar um caderno e uma caneta e anotar; comprei um gravador digital mas a experiência fracassou por causa do Windows Vista. Acreditem, o Vista não abria os arquivos de som. Então... acabou o gravador digital.

         O difícil é desejar passar a imediaticidade das coisas para quem irá ler; eu juro, tenho pensamentos interessantes, mas eles ficam nos lugares por onde estou e passo, deixo muitos deles pelas livrarias. Cada livro novo que pego...sai uma crítica social completa. Poderia-se dizer que “nada se perde”, mas, honestamente, se perde sim. Tenho procurado um bom livro para ler. Fiquei feliz, pois relançaram vários clássicos: Alexandre Dumas, Tolstoi, Graciliano Ramos, etc. Afinal, se desejamos ler...andamos com poucas opções. Mas, incrivelmente não é por falta de número de livros. Acho que neste país nunca se publicou tanto. É pena que se publique tão poucos brasileiros, uma vez que a temporada de publicação de lixo foi oficialmente aberta, poderia haver uma chance para nós. De repente, até descobriríamos que não tem muito lixo por aqui.

           Eu não entendo nada do negócio editorial, mas às vezes parece que é só a pessoa ter um nome estrangeiro que a venda está garantida. Cansei de ler “primeiros” livros de fulano e de fulana, que eram péssimos. No entanto, saíam críticas positivas no Washington Post... Sim, estamos precisando de uma filial do Washington Post por aqui, urgentemente. Claro, que indique escritores brasileiros sejam ruins ou bons. Tô cum saudades dos bons livreiros... Aqueles dos anos 40,50 e 60 e que depois dos quais nada veio... Eram pessoas que lançavam escritores... lançavam de verdade, não era a palhaçada de hoje: fulano conhece cicrano que escreveu um livro, e beltrano publica o livro em consideração a fulano ou por dinheiro mesmo (muito dinheiro). Enfim, também tem aquele novo e velho fenômeno, se você está na mídia e é conhecido, pronto, pode escrever livro, ser publicado e vendido, se vai ser lido é um outro problema.

           Adianta mandar algum original para algum livreiro ou editor hoje? Não. Pasmem, alguns nem aceitam mais. E como eles conseguem bons escritores? Nem imagino, devem perguntar para o cara ao lado num café se ele escreveu algum romance...

           Precisamos encarar uma dura verdade: São Paulo não tem mais uma literatura regional, mesmo se o cara publicado for encontrado num café. E, nisso perdemos para qualquer estado. Achamos que somos o país... mas quem conhece um escritor que leva o epíteto de “paulista”? (epíteto = apelido) A coisa vai muito mal. Nem paulista, nem paulistano. E é uma vergonha que todos os rincões deste país sejam representados por escritores regionais, que haja prêmios regionais, e em São Paulo... “somos o país”. País, uma merda!!! Concorremos com o planeta e estamos perdendo! Se você não conhece - e não convence - um editor de verdade, não um editor de esquina, um editor mesmo, meu filho! Você vai ser lido por seus amigos, amigos estes que nem gostam de ler.

            Se você possui um monte de amigos venderá cinqüenta livros. Se não... venderá cinco. Mas o problema não é vender, né? Por que afinal, neste país ser escritor não é profissão. Só existe alguém que ganha dinheiro com isso, é a editora. Então, claro, por que fazer literatura? Melhor publicar aquilo que será vendido e comprado por impulso. Aí, serve poesia de Bruna Lombardi, romances de Vera Fischer.

           O pior é que existem aqueles pseudo-editores que exploram o mercado de escritores frustrados. Frustrados não por que não escrevem, mas por que não são lidos, não são ouvidos, não são atendidos, e nem chegam ao grande público e nem ao pequeno. Está ocorrendo uma distorção grave no mercado editorial brasileiro. E só existem perdedores nisso. O leitor é a principal vítima, perdendo gênios da literatura que não conseguem ser lidos e nem ouvidos. O editor perde dinheiro pois contenta-se com migalhas e ninguém investe na profissionalização do escritor... A verdade simples é que todos, absolutamente todos, sairiam ganhando se as editoras realmente tivessem uma política editorial séria que beneficiasse a literatura no país e não alguns amancebados, amasiados, amigados, companheiros, conhecidos de botequim, como fazem.

          Aqui nesta bosta de país um operário foi presidente da República, mas lembremos, operário é profissão. Escritor não, ninguém ganha por ser escritor, ninguém se aposenta sendo escritor. Nem parece que este mundo todo existe por que algum dia alguém escreveu: “Faça-se a luz!” Vergonha! Vergonha! Vergonha!

Comentários

Anônimo disse…
Sem palavras !Tiro o chápeu!Pura realidade!
Anônimo disse…
Olá Luiz, como estais tudo bem?

Sou de Floripa, aquela terra distante na qual você passou alguns meses.

Muito legal seu blog. Lendo seus textos lembrei-me de uma poesia que você fala sobre um homem sentado numa pedra de frete para o mar, vendo o tempo que não cessa. Acredito que esse momento foi inspirado numa praia aqui de Floripa. Você tem ele ai?

Vi que você esta como professor titular em SP. Parabéns e que seu talento seja recompensado.

Mauro.
Luiz Vadico disse…
Olá, Mauro, um grande prazer o seu contato. Acho que não tenho muitos poemas sobre homem e mar. Mas, retomando os poemas que eu tinha feito até àquela época tenho este que segue:

Só estou querendo saber quem roubou o tinteiro de Apolo. Agora ele não pode mais traçar linhas tortas ou retas, nem pode dedilhar a lira e muito menos trazer paz ou poesia para o meu coração!
Quem foi que retirou dele estas estacas com que se matam vampiros e com que se escreve o cotidiano? Quem foi que calou as corujas e passou a impedir que elas deem um pio mais soturno que em si não são mais do que um lírico canto?
Até que o responsável apareça, estarei sobre a rocha de gibraltar a examinar o s navios passantes, segurando nos ombros as colunas de Hercules, esperando que Atlas um dia venha me aliviar...

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív