Pular para o conteúdo principal

Em defesa da Futilidade!!


Bem, jamais imaginei que eu iria escrever isso, mas vamos lá. A vida nos ensina tantas coisas que às vezes é importante compartilhar. Nascido numa outra época (fim dos anos 60) desde o berço aprendi que devemos ser sérios e responsáveis, por isso ser fútil era quase o oposto destas coisas. A futilidade e os fúteis deveriam ser evitados. Além do mais, quando a religião realmente era importante, pois cuidava do espírito e não do bolso das igrejas, a futilidade não levava para o céu... mas e agora?
Além disso, o prazer da futilidade exige dinheiro e eu jamais tive o suficiente para poderem dizer que eu era fútil ou vaidoso em excesso. Agora que tenho o suficiente para conhecer o mundo da futilidade, por que afinal, não conhece quem quer, mas quem pode, e, sinto dizer que é uma realidade, começo a compreender essas pessoas, essas ações com outros olhos.
Sinto que tudo começou quando ouvi tocar na minha academia a música “Burguesinha” de Seu Jorge, aquilo me incomodou, e ninguém entendeu por que... Preconceitos em geral me incomodam muito, mas quando ficam no foro intimo de cada um não são da minha conta, porém quando expressos de forma pública, me incomodam. Na conhecida canção, Seu Jorge, que é tão burguesinho quanto qualquer outro personagem que tem dinheiro e fama, decanta com ironia e mordacidade uma “Burguesinha”, ele só narra as escolhas e preferências da garota, é o tom de ironia que faz com que percebamos que ele a deprecia... Já tentaram trocar a palavra Burguesinha por “Pretinha ou por viadinho? Ou por Gordinha? Se se usar o mesmo tom em relação a essas mesmas categorias, estaremos arriscados a um processo, pois seria preconceito. Ora, se pode ser preconceito racial, de gênero, e corporal, por que social não é?! É sim, preconceito, e incitação ao desprezo, isso devia ser tirado do ar.
Mas, ouvindo a música percebi o que me incomodava... Por ter passado a poder freqüentar uma academia legal, e gastar deliciosas horas do dia malhando, percebi que eu poderia ser considerado burguesinho ou fútil...
Sou um apaixonado pela beleza em todas as suas expressões, tanto que uma das disciplinas que leciono é Estética dos Meios Audiovisuais, bem, meus prazeres visuais vão desde a arquitetura, às artes, aos produtos industrializados (carros) e às roupas; fora as paisagens e as pessoas... que olho de graça hahahahha. Bem, também agora posso cultivar o hábito – estúpido – de comprar belas roupas. Até mesmo peças apresentadas em desfile. Às vezes tão belas e esdrúxulas que nem tenho onde usar, mas.... é o prazer do belo...
Numa discussão recente com uma amiga, que apesar de magérrima, parece ter se sentido ofendida quando eu disse que gordos não me atraem e que eu achava que eles deviam ficar lá entre eles, ela resolveu levantar a questão da futilidade. E, foi listando como defeitos as coisas que eu acabei de colocar como virtudes novas... Numa mesa formada por professores universitários, e bem remunerados, achei surpreendente, pois tudo foi destilado com imenso preconceito.
Eu vim para casa e comecei a pensar no grande incômodo que senti novamente, por isso escrevo. Ora, vamos lá. Como podem ser consideradas fúteis pessoas que cuidam da saúde e do seu corpo a sério? Ficamos às vezes de duas horas e meia a três horas na academia por dia. No meu caso, com folga apenas nos domingos. Alguém já experimentou correr entre trinta e cinqüenta minutos numa esteira? Se não fizeram isso tentem!! Quero ver os que chamam o pessoal que freqüenta academia de fúteis agüentarem dez minutos de esteira!! Quanto mais levantar peso!! Para tanto, durmo a meia-noite e me levanto as seis. E, muitos outros fazem o mesmo...
Ora, se isso é futilidade, devo dizer que futilidade significa trabalho, e trabalho árduo, disciplinado e sério! Não é para qualquer um que tenha no seu dicionário de emoções a palavra “coitadinho” ou aquela auto-piedade: “ eu queria tanto... mas não consigo!” Pois é... Assim como a vida acadêmica não é pra qualquer um, a academia do corpo também não. É necessário uma seriedade muito maior, ninguém te cobra, ninguém te exige, é você consigo mesmo! Não existe responsabilidade maior do que esta que se chama o “cuidado de si”. Além disso, é fisicamente cansativo, quase estafante, e só dá prazer por causa da serotonina e dopamina que são liberadas, no resto do tempo, é puro esforço.
E, o que eu descobri, que acho fantástico, é que o que começa como um esforço pela aprovação alheia, aprovação social, transforma-se em pouco tempo em algo importantíssimo “auto-aprovação”, sentir-se bem consigo mesmo. Parece que isso, uma camada social não perdoa... se você não for do grupo dos “coitadinhos” esqueça a aprovação...
Quanto mais conheci do mundo dos “fúteis” mais percebi que ele é bem interessante... A indústria da moda movimenta milhões, e o dinheiro gasto pelos fúteis alimenta milhares de pessoas... incrível isso não é?! Gostei tanto do mundo da moda que agora vejo, além de todas as minhas ocupações acadêmicas, canais de TV dedicados aos desfiles de moda e ao mundo fashion. Claro, nem tudo é bom, mas há real prazer em apreciar bons estilistas e bons designers fazendo um excelente trabalho todas as estações. Às vezes entro em sites de várias marcas apenas para apreciar a beleza das roupas apresentadas por pessoas belíssimas, e cujo sacrifício para tanto todos sabemos, qual é.
Bem, mas se você, como eu no passado, colocar sobre seus olhos o “estereotipo” de fútil, e sair cantando Burguesinha do Seu Jorge, até mesmo no chuveiro... não, você não estará aproveitando aquilo que eu descobri, a Futilidade é séria, é responsável, é disciplinada, é profissão e é prazerosa. O fato de milhões de pessoas não poderem vivenciá-la não faz dela uma coisa ruim. Afinal, milhões não podem apreciar o prazer de uma boa universidade e nem compreender os prazeres de um bom livro, seja acadêmico ou literário (se é que há uma diferença importante entre eles), então, parece-me que o que separa estes mundos tem nome: preconceito.
Ah, claro, você me dirá: “o dia que seu dinheiro acabar... pensará diferente!” Não caro leitor. Sei distinguir uma coisa da outra, eu saberei que não poderei ter, saberei que não faço mais parte disso. E, não sofrerei. Pois da mesma forma que adoro arte e não posso ter, e me contento com as figuras dos livros, saberei manter meu prazer de outra forma, ou me dedicar a novos prazeres, mas não depreciarei o que é bom e interessante por que não posso ter. E nem direi a outras pessoas para desprezarem e nem diminuirei meu semelhante por causa da suas posses e escolhas. Como diria Voltaire: “posso não concordar contigo, mas defenderei até a morte o seu direito de expressar suas idéias!” Irei mais longe, defendo até a morte o seu direito de ser quem você é. Só não peça a minha opinião hahahhahahaha.

Comentários

Unknown disse…
QUEM DIZ QUE PASSAR ALGUMAS HORINHAS NA ACADEMIA É FUTILIDADE É PORQUE AINDA NÃO DESCOBRIU O PRAZER DE CORRER E DE VER A CADA DIA SEU CORPO SE ESCUPIR E SE MODELAR EM UMA BELA VISÃO!
Luiz Vadico disse…
Ufa! Enfim alguém deu um certo apoio a este texto, eu tava ficando preocupado hehehe
Oi professor? Estou gostando de ler os seus textos. Tem muito conteúdo de boa qualidade.
Tenho me preocupado com a minha saúde e consequentemente com a minha estética. Sempre fui uma pessoa relaxada com a aparência, devido ao meu estilo meio "moleque". Estou voltando a praticar atividades físicas que a um bom tempo deixei para trás.
Mas eu concordo com o que postou.
Até mais.
Luiz Vadico disse…
Obrigado, minha querida! É bom saber que você está curtindo. Às vezes é difícil para a gente sair do senso comum. Obrigadão da leitura!
Anônimo disse…
Olá Luiz. Confesso que concordei parcialmente com suas ideias, entretanto, a principal infelizmente eu não consigo compartilhar. Pelo que entendi, o sr é contra o preconceito, o que eu admiro. Em contra partida, no texto você diz que não ficaria com uma moça gorda e que os gordos deveriam ficar entre eles.. seria esta uma forma de preconceito, não? Talvez o sr esteja se contradizendo. Mas fiquei curiosa, qual o problema com os gordos? Admito que nem sei o motivo de estar comentando no seu texto, até pq minha opinião deve fazer parte, do que o sr chama de senso comum rs mas o que eu entendo por futilidade imagino que é diferente do que o sr entende. Sendo assim, acredito que não chegaremos a lugar algum. De qualquer forma, vou dormir tranquila sabendo que desabafei minha opinião comum e que aprendi algo, diga-se de passagem, fútil, com o sr hoje, Professor. Obrigada por isso. ;)
Luiz Vadico disse…
Olá, katiih, não acho que tenha sido preconceituoso. No texto - eu achava que tinha ficado claro - é uma questão de gosto pessoal, isso não é preconceito. Gosto é gosto, ninguém é obrigado a "desejar" alguém é?! Em um outro texto falei a respito disso, não sou contra nenhum gordo ou gorda. Sou contra aqueles e aquelas que estão fora de forma e ficam cheios de culpa por causa disso, ou se sentem feios e rejeitados, não se aceitam e se tornam pessoas pouco interessantes. Há gordos e gordas muito interessantes, aqueles que nem notam sua forma física. Estes de fato podem me levar a superar a minha questão de gosto. Mas acho que aqueles que não se preocupam consigo mesmo, devem fazer companhia a outros que assim agem também. É um comentário um pouco duro, mas...
Anônimo disse…
Hhmm.. entendo o que quer dizer e confesso que até mudei minha opinião sobre você depois de ler outros textos do seu blog. Esta de parabéns!
Luiz Vadico disse…
Obrigado! : ) Bondade sua.

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív