Pular para o conteúdo principal

Eu posso



            “Uma barata!!” Constatou ao ver a criatura. Ela estava empoleirada na sua toalha de banho, sempre dependurada de forma impecável. As pontas colocadas juntas, iguais. O banheiro todo rescendendo ordem, limpeza e organização. Mas ali, diante dele estava um dos seres mais asquerosos da natureza. De asas entreabertas, antenas perscrutando o ar, uma caçadora aérea. Aquele tipo que ataca com voos rasantes quem está próximo.  Antônio ficou tentado a agir como em outros tempos, dar-lhe uma chinelada e esmaga-la no chão. No entanto, se lembrou que agora estava em seu apartamento novo – que era velho –, e que havia comprado um inseticida para não mais fazer o trabalho sujo.

Fechou cuidadosamente a porta do banheiro, pois não queria assustar a predadora, e foi em busca do veneno. Veneno, lata preta, com pequenos símbolos de morte desenhados, caveira para avisar os humanos e retratos de insetos mortos para alertar suas vítimas. Armado com a mais nova tecnologia de eliminação de coisas indesejáveis, Antônio entrou no banheiro, e a uma distância segura – não por que não fosse corajoso, mas era necessário prudência com um bicho destes-, espirrou-lhe o líquido salvador, que além de matar insetos era anti-alérgico e sem odor aparente. Encharcou-a sem dó e nem piedade, nem se preocupou com a toalha; enquanto o fazia preenchia-se de um prazer sádico não admitido. A barata, senhora de um poder todo dela, ficou ali, fingindo que tomava um banho delicioso ao sol num fim de tarde. Praticamente não se moveu. Tornando-se digna – com seu sarcasmo – da crueldade de Antônio.

            Fechou a porta e foi ler um bom livro, e não sabendo se era ansioso ou péssimo leitor apenas uma hora depois foi verificar o que resultado. Estava pronto para encontrá-la estatelada no chão. Iria cuspir em seu cadáver nojento. Olhou para a toalha, mas nada da dita cuja.

Rapidamente mirou à volta no banheiro e não conseguiu encontrá-la. Achou que pudesse estar em meio a toalha, assustada, tentando desesperadamente salvar sua vida. Cheio de coragem punitiva, chacoalhou a toalha para ver se o bicho caía. No entanto, de dentro do box do banheiro a barata respondeu-lhe voando até o vidro do box. Parando há poucos centímetros de Antônio, separados apenas por um brindex. Confrontaram-se por alguns instantes. Ela não parecia em nada assustada, ele também não. Olhou para ela e teve sangue frio. Era como um duelo de titãs, quase podia ouvir aquela música típica dos westerns antes dos espectadores saberem quem sacava mais rápido.

Achou que ali seria um bom lugar para ela morrer. E se recusou a jogar mais veneno ou a matá-la por outros meios. Manteve-se lúcido e calmo. Saiu novamente e foi cuidar da vida, o que não significava muita coisa.

Cerca de quatro horas depois adentrou novamente o recinto. Olhou à volta, olhou para dentro do box e nada. Ela parecia ter se evadido. Antônio ficou satisfeito, agora acreditava que ela iria morrer em seu próprio ninho junto aos seus familiares e que estes lhe dariam um enterro emocionante e que desta forma aprenderiam a lição e não voltariam a invadir o banheiro.

            Baixou as calças e sentou sobre a porcelana fria. Tomou de um livro e iniciou a leitura e com ele as suas necessidades. Qual não foi sua surpresa ao avistar a barata tranquilamente morta embaixo da pia. Tranquilamente, sim, tranquilamente... eitada de costas, pernas viradas para cima. Gastou um tempo mirando-a, feliz pelo resultado. Mas claro, ela se moveu, moveu uma antena e uma perna. Com sua anteninha desesperada parecia dar um último adeus à existência... Mas com a perna parecia pronta a ressuscitar apesar de toda a tecnologia utilizada. Antônio observava-a fascinado. Que resistência era aquela? Limpou a bunda e invejou-a. Mesmo achando que ela iria sobreviver, resolveu deixar a vida tomar seu curso. Se sobrevivesse ela poderia voltar aos seus afinal. Deveria haver baratinhas preocupadas com a mamãe em algum lugar. Porque afinal toda barata é mãe, pois nunca ninguém ouvir falar de barato, claro com exceção daquele “barato”.

            No dia seguinte entrou no banheiro, e não se sabe se por solidão ou por crueldade abaixou-se para ver se a barata ali ainda estava. Estava, estava morta, definitivamente morta 24 horas depois. Outro cidadão pegaria uma vassoura e a varreria dali, outro cidadão pegaria um pedaço de papel higiênico cataria a barata, jogaria no vaso e daria descarga, outro cidadão chamaria pela mãe para ela fazer o serviço sujo. Mas Antônio não. Gostou de vislumbrar o cadáver, aquela morte que lhe parecera um castigo exemplar deveria agora seguir a sua carreira de exemplaridade. Decidiu contra todas as leis do bom senso que o corpo da barata morta jazeria ali. Ficaria exposta como exemplo a todas as baratas que passassem pelo local.

            Chegou mesmo a pensar na barata de um tal de Kafka, no entanto, achava a citação banal. Esta barata era dele. Não sonharia que se transformava em barata. Nem sentia mais nenhum asco e nojo. Ele era um vencedor. Com paciência, tecnologia e certa dose de crueldade havia despachado aquela criatura de uma vez por todas.

            Ao longo de cinco dias observava o destino da barata. Achou que pequenas formigas viriam desmontar o seu espetáculo. No entanto, desta vez ela não fora morta de forma natural, não fora à chineladas como em outras épocas, fora veneno. As formigas sabem bem o que comem e também deram-lhe um recado: não comeremos a sua barata e nem a removeremos por você.

            Não se importou que as formigas não fizessem o trabalho esperado, e também não desistiu do castigo exemplar. O corpo da barata até hoje está embaixo da pia, e se as condições de semi-árido da cidade de São Paulo permanecerem, pode ser que ela possa ser encontrada mumificada daqui uns cem anos.

            O que Antônio não queria admitir é que aquela exemplaridade toda se devia não ao fato de meter medo a outros insetos. O que ele queria que todos eles vissem era a sua vitória. Diante dos problemas todos que enfrentava no cotidiano, vencer aquela simples barata pareceu uma grande exibição de poder. Ele agora se sentia soberbo e a cada vez que a mirava lembrava que este poder ele tinha, o de executar uma barata com absoluta frieza. Olhava para os lados e não tinha ninguém para gabar-se, mas seria capaz de gritar aos quatro cantos do mundo: Quem pode matar uma barata com frieza? Quem pode ficar diante deste bicho abjeto sem se assustar? Quem pode matar uma barata sem uma crise nervosa? Quem pode odiá-la tanto a ponto de vê-la apodrecer? E, enfim ele se respondia feliz: Eu posso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív