Pular para o conteúdo principal

O que ensinam aos motoristas brasileiros


Depois de dirigir por poucos anos, andar de ônibus e taxi, a partir de dados estatísticos científicos, acabei por concluir o que se ensina nas auto-escolas ao motorista brasileiro. Se é não sei, mas é o que eles aprenderam.

Faixa

Sempre avance até a metade da faixa quando o sinal ficar vermelho, isso irá garantir que você saia antes que os outros poupando segundos importantes do seu tempo.

Quando for fazer conversão, buzine para o pedestre sair da faixa, pois o sinal está aberto para você. Ele pode reagir te xingando, mas isto é apenas prova de que ele é um ignorante das leis.

Ao ver o pedestre na faixa acelere, afinal, ele não é cego, está vendo que você tem prioridade. E a prioridade é o seu carro, pois pesa algumas toneladas e em alta velocidade pode matar. Então, “Saia da frente seu imbecil!”

Se perceber que o sinal for fechar acelere ao máximo, se não der tempo, freie em cima da faixa, e se tiver pedestres melhor, é sempre bom acordar esses lesados.

A faixa é um bom lugar para estacionar quando não há vagas disponíveis.

Seta

Jamais dê seta se você estiver usando o celular, afinal todos precisam compreender que isso é impossível.

Se você não estiver usando o celular a seta é opcional, pois todos sabem para onde o carro vai, é só olhar para a direção das rodas.

O Pisca alerta serve para você parar em lugar proibido, na emergência ninguém vai te cobrar o uso, afinal, quem se lembra disso numa emergência, né?

A Buzina

O uso da buzina é uma verdadeira arte. Aos poucos você se tornará um expert.

A Buzina não serve para avisar um pedestre em caso de perigo, ela é sobretudo uma forma expressiva no mundo contemporâneo.

Quando você deve usar:

Quando estiver zangado: Buzine.

Quando estiver feliz: Buzine.

Quando estiver esperando alguém: Buzine. E buzine insistentemente, pois tem gente que não tem noção.

Quando ver um amigo na rua, é educado buzinar para ele. E se ele não te reconhecer imediatamente continue buzinando, senão ele não irá te perdoar por não ter te visto.

Quando algum barbeiro cruzar seu caminho, buzine muito. A melhor buzina nestes momentos é a longa, aperte e passe por ele e solte a buzina apenas cem metros depois. Essa é a buzina educativa. Você não incomoda, presta um serviço à sociedade.

Quando alguém estiver parado à sua frente, e o sinal abriu, e o carro não saiu imediatamente, buzine várias vezes, e se ele demorar, buzina educativa. Aperte e segure até o braço cansar. Eu sei é um sacrifício, mas é necessário.

Não seja tímido, pense que pior do que buzinar seria descer do carro e bater no outro motorista.

Mulher gostosa merece duas buzinadinhas rápidas e um olhar 43 básico, se ela sorrir já era.

E, por fim, quando você buzinar e ainda usar a educativa, irá notar que outros motoristas imitam o seu gesto, fazendo uma verdadeira sinfonia de Bibi-Fonfons; congratule-se, é a sua realização pessoal, o apoio moral dos outros mostra que você está certo e é um bom cidadão.

Práticas de liberdade

O carro não é apenas um meio de transporte, ele é um fator de status. Quem possui, tem poder e uma forma de expressar sua liberdade.

Goze deste poder, ele é só seu.

Abra a janela e atire lixo na rua. Afinal, não tem lata de lixo motorizada, não é mesmo?!

Quando ver uma mulher gostosa na rua, baixe o vidro e grite. Toda mulher se sente sexy nesta situação.

Se ver um viado na rua, grite. Afinal, por que não?! E seja bem redundante, chama ele de viado mesmo. A originalidade nessas horas atrapalha. Isso tem duas funções, deixar claro o lugar dele e avisar pra mulherada que você não é.

Seu sonho sempre foi ter um puta som no seu carro, nada mais natural que você o ouça de janelas abertas e na altura que você desejar, os incomodados serão por apenas alguns momentos.

Mas, pensa bem, nada melhor do que beber uma cervejinha num bar e ligar o som do seu carro. Afinal, os donos de bar têm mal gosto e nem sempre tem uma musica ambiente. Abra as portas do carro para o som se espalhar melhor. Não se incomode com os que reclamam, são pessoas tristes e infelizes que não têm o que fazer.

Leve sempre consigo algo que deve servir como arma, afinal, você precisa defender seu direito à liberdade.

Estacionar

Estacionar é uma arte, todos sabem. Mas o melhor lugar para estacionar é sobre a calçada, estacionamento de lojas. Nem precisa seta, afinal essa não é uma função dela. Suba na calçada e nem olhe se vem pedestre, pois ele sabe que ali há vagas e elas servem para isso. Quando for sair, não precisa dar seta, todo mundo está vendo seu carro sair de ré. Também não precisa olhar se vem pedestre ou se ele está atrás do seu carro, afinal, ele é esperto. As pessoas as vezes subestimam a capacidade do pedestre.  Essa também é uma boa hora para pegar o celular e avisar que você está chegando.

Sempre manobre e entre de ré na vaga, todo mundo irá esperar, pois esta é a melhor forma de estacionar. Quando você sair, já terá visibilidade e nem precisará olhar dos lados, por que já estará olhando para frente.

Fila dupla. É uma boa forma de estacionar quando não há mais vagas. Todos que ficarem parados por isso compreenderão, pois precisarão fazer isso cedo ou tarde. Se buzinarem não se preocupe, nem todo mundo sabe usar bem a buzina.

Velocidade

A velocidade é sempre a necessária. Se estiver com pressa acelere o máximo possível. Se não estiver com pressa ande sossegado. Andar bem devagar não atrapalha ninguém.

Nenhum carro deve ficar à sua frente, pois há perigo de colisões, então ultrapasse. Nunca fique atrás, é mais seguro ultrapassar.

Ultrapassar é ultrapassar, tanto faz o lado que você o fizer. Também não é um problema se for na subida ou na descida. Se for na rodovia e tiver faixa dupla, isso significa apenas que você está desafiado a fazer isso o mais rápido possível.

Quando alguém estiver abaixo da velocidade máxima permitida: Buzina educativa.

Profissional

Mas há coisas que só os profissionais devem fazer. Taxistas.

Eles podem e devem fazer tudo o que foi dito acima.

Se ele estiver sem passageiro e dirigindo lentamente à sua frente, seja compreensivo, ele é um comerciante e está procurando freguês.

O taxista deve mostrar como ele é bom ao volante, e nada melhor para isso do que deixar seu passageiro assustado com sua versatilidade e dinamismo. Busque conversar ao celular, mandar torpedos no outro e não tirar os olhos da televisão. Por que prestar atenção no trânsito? Ele é sempre o mesmo e você já conhece, não é?

Há coisas que se assemelham à buzina educativa. Rádio Evangélica, p.ex. Ligue no último volume quando pessoas ligadas ao pecado forem seus passageiros: Gays, Lésbicas, Garotas de Programa, mulheres fáceis e homens arrogantes. A missão do Taxista não é apenas levar o cliente, ele deve agregar a este serviço o supremo valor de salvar uma alma.

O mais importante. Nenhuma Lei de Trânsito se aplica a um taxista – e nem ao motorista de ônibus -, eles são profissionais. Todos sabem disso. Eles são os melhores motoristas da cidade, tudo o que fazem é necessário para a boa execução da sua tarefa.

Van Escolar

Esta é a melhor condução para o bom motorista, pois ela alia a plena liberdade para fazer o que bem entender – pois todos nas ruas sabem que ele carrega crianças – e ainda por cima, presta um serviço público de enorme importância. A segurança das crianças? Nem se preocupe, ela depende dos outros motoristas, afinal, eles devem ser os pais de algumas delas.

            Se não é isso o que ensinam aos motoristas, porque é isso que eles aprendem?

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív