Pular para o conteúdo principal

Post do leitor "Sérgio" , deu um erro no sistema, publico e comento abaixo

Recebi o seguinte comentário sobre o texto “Em defesa da aparência”, quando fui publicar nos comentários do Blog, ocorreu um erro do sistema, em razão disso reproduzo o comentário do amigo leitor:


Sérgio has left a new comment on your post "Em defesa da Aparência!!":


“Acho que o espelho te venceu! A questão não é, ou pelo menos não deveria ser, o magro como sendo sinônimo de 'o' belo, 'o' saudável, 'o' correto e o gordo como sendo o contrário disso - existe uma coisa que você não levou em consideração, cada um é cada um e tem gente que está muito bem sendo gordo, feliz, saudável e bem amado. Ah! Eu malho, tenho barriga de tanquinho e tudo, mas não vejo essa relação beleza/magro, feio/gordo... cuidado para não virar escravo do espelho!”

Agora, Vadico responde:

         Sérgio, obrigado por seu comentário. E desculpe colocá-lo em evidência por causa do pequeno erro do sistema. Seguinte, no texto eu falei sobre diversos níveis da questão da aparência, parece que só um deles te chamou atenção, bem, fico feliz que tenha desejado comentar; mas, em alguma parte do texto eu fiz abertura para os gordinhos e gordinhas felizes, o que para mim parece o mesmo que o seu “cada um é cada um”, então o comentário soou injusto; Você disse também “acho que o espelho te venceu” hehehehe, não ainda não, mas se vencer também não tem problema, não luto com ele.
         É que este texto em questão é a segunda parte de um outro, “Em defesa da futilidade”, e os dois textos são uma resposta minha para a “vigilância” que eu vinha continuamente sofrendo de algumas pessoas próximas, coisa que não suporto, pois não vigio ninguém e jamais questiono as pessoas no meu cotidiano, o que fazem e o que são, são problemas delas, desde que não me afetem; o que também não quer dizer que os textos sejam alguma vingança hahahha, apenas desabafos.
          E, pode parecer engraçado, mas pessoas que se cuidam, malham, e gostam do espelho, sofrem também preconceito e vigilância social, o que é uma pena, “em defesa da Futilidade” faço a defesa dos sarados e esforçados e dos fúteis. Aqui no texto, não se tratou de uma questão de preconceito, mas de “gosto”; não gosto, não me atrai, e ainda abri exceções para as exceções hehehhe. Quanto a isso não há nada que se possa fazer.
         Além disso, eu tenho o hábito, que nem sempre agrada, de escrever o que sinto, o que penso e o que vivo, e eu não seria a pessoa que eu sou – lamentável ou não – se começasse a negociar com isso; não sou politicamente correto, eu tenho opinião e se eu for provocado a dá-la eu a dou, caso contrário também não faço questão. Mas também sou democrático, gostei que tenha comentado. E lamento, realmente, pelo comentário não ter sido publicado no local adequado por causa de um erro do sistema. Se acaso você voltar ao Blog, e ver este comentário, sinta-se a vontade para comentar. Um grande abraço

Vadico

Comentários

Sérgio disse…
Oi Luiz,

Primeiro, eu não sabia que esse texto era continuação de um outro e que se tratava de uma questão pessoal - lamento, mas escrevi pois o texto me incomodou, sair em defesa da futilidade, é pra mim sair em defesa do direito a ser esnobe e antipático, pois sem querer generalizar, não raro, essas três coisas andam de mãos dadas e em apertadas, a futilidade, a antipatia e a falta de humildade. Eu tenho inúmeros exemplos na academia que frequento - até parece que o ganho de massa muscular é proporcional a perda de massa encefálica.

Eu também gosto de pessoas bonitas, mas abro mão de beleza entre um gordo(a) com conteúdo e um belo(a) fútil. É sempre assim? Os belos fúteis e os gordos com conteúdo? Não! Mas aí já é um outro assunto.

Em relação a questão da atração física, não há o que se fazer mesmo, pra mim também é sagrado - embora, acho que aqui existe uma armadinha, mas nem vou entrar nesse assunto, pois senão esse comentário não vai ter fim.

Cada um tem o direito a sua opinião e respeito muito isso, mas no meu ponto de vista, defender o direito a ser fútil, é defender o direito a algo que não agrega valor algum ao ser humano.

Um outro ponto que você tocou e que eu também bato de frente é a questão do politicamente correto - eu não sou politicamente correto, mas tento, acho que nós, principalmente no Brasil, temos muito a ganhar com isso - vai nos forçar a usar mais a cabeça, não é uma questão somente de ficar nos policiando e sim de tentar fazer uma sociedade mais agradável de se viver, mas respeitosa pelo menos - pra começar, deveriam aplicar o politicamente correto
nesses programas humorísticos, cujo humor é todo 'calcado' em cima da depreciação do ser humano, com exceção da cor (que hoje da cadeia) todo o resto ainda está valendo, piadinhas infames com portugueses, argentinos, japoneses, franceses, pobres, feios, gays... forçar os humoristas a fazer humor sem cair nessa de ridicularizar o ser humano, só vai fazer com que a qualidade do humor melhore, mesmo o porque o que me faz rir são as situações que o ser humano vive e não se ele não tem dentes, se é gay e fala mole e coisa do tipo.

Desculpe-me se o texto parece meio sem sentido, mas o tempo está corrido.

Um abraço

Sérgio
Luiz Vadico disse…
Opa, que bom que você voltou! Eu iria ficar triste se isso não acontecesse. Respeito as suas opiniões e concordo com elas todas inclusive. A nossa discordância deve estar sobretudo na forma. Eu tenho hábito de criar um modelo ezagerado de uma situação para examinar melhor os efeitos, assim eles ficam mais claros. então, às vezes exploro a coisa de forma mieo grotesca. Mas, novamnete, acho que todas as coisas que você infere como não estando nos meus textos, estão lá, elas apenas não são o foco. "em defesa da Futilidade" não pode ser lido como a defesa dos esnobes, inclusive por que o texto foi feito contra o esnobismo acadêmico, que tem conseqüencias ainda mais desagradáveis. Ah, e descordo compleyamente de você, mesmo pelo lado negativo a futilidade agrega sim valor ao humano, pelo fato de que nos mostra o que não devemos ser e fazer. Talvez ao defender a Futilidade eu devesse ter criado um outro conceito, mas não sei, acho interessante agregar ambiguidade onde as pesoas parecem ter certezas. Mais uma vez, grato pelo seu retorno e pela chance de dialogar. Um forte abraço
Vadico
Sérgio disse…
Oi Luiz,

Eu que agradeço a atenção e peço desculpas se em algum momento eu pareci ser 'meio' estúpido. :)

Um abraço,

Sérgio

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív