Pular para o conteúdo principal

Piquenique na Sala de Estar


Um grande e bom final de semana. Neste último final de semana recebi em minha casa dois grandes amigos, Edson e Ivan. O primeiro está radicado em Paris há vários anos e o outro já se tornou cidadão sueco. Amigos desde os tempos de Unicamp – salve! Salve!- eles são o exemplo típico de uma sociedade que se tornou globalizada. Desde os meus primeiros estudos de Lyotard, quando ainda lia alguma coisa em espanhol para o Núcleo de Estudos Econômicos e Populacionais da Unicamp, previa-se a existência de profissionais que estariam em “rede”, ou melhor, na rede. Pensava-se naquela época que haveria cidades mundiais que funcionariam como grandes pontos nodais da rede de comunicações. Que o espaço das nações se contrairia e que os territórios seriam dados por outros parâmetros.
Hoje não sei se estas previsões ainda se tornarão realidade, mas estes dois amigos já vivem parte deste processo há vários anos. Diferentemente de outros no passado que podiam estar em diversos países por que possuíam famílias ricas e contatos os mais diversos, estes dois são profissionais que se fizeram por si mesmos. É pela competência que possuem que estão na Europa, é por causa da rede mundial de informações que eles acabaram indo para lá. Vivem neste ir e vir infindo, onde em breve também estarei enfiado.
Fazemos parte de uma nova casta de profissionais, de trabalhadores. Que se desprendem de seus países, de seus familiares, numa imigração constante, sem nunca ter parada ou descanso. Jogados em “rede” indo pelos seus pontos nodais tais quais impulsos elétricos. Arautos de um novo tempo, vivendo as benesses das transformações e também todas as suas dores e dificuldades.
Escrevo este texto para me lembrar de meus estudos e leituras em meu tempo de universidade. Neste fim de semana tive concretizado na minha sala de estar um piquenique, pasmem, com um “sueco” e um “francês”, onde a grande discussão reinante era sobre a frase “focinho de porco não é tomada!” expressão brasileira que os dois espalham pela Europa e que tem tido boa acolhida em vários idiomas. Sabe Deus se os Europeus a entendem realmente! Mas, jamais pensei em minha curta existência, poder ter um pedaço real da mundialização sobre o tapete da minha sala.
Enquanto conversávamos e debatíamos, o telefone tocou, e Edson pediu licença para ir pra Internet, seu irmão que mora em Portugal, precisava falar com ele... Naquele instante senti minhas últimas raízes se desgrudarem do solo pátrio. Ainda estou aqui, mas por quanto tempo ainda estarei por aqui?! Sinto que em breve estarei em outro ponto da rede.
Não gosto de me mudar e nem de me adaptar, mas isto foi o que fiz a maior parte do tempo em minha vida inteira. E, está escrito: se for para me mudar e me adaptar novamente, será para algo maior e mais precioso do que aquilo que tenho hoje, que já é grande e bom o bastante. Mas tenho este defeito, nasci sem limites. E apesar de apavorado comigo mesmo e me dar limites o tempo todo, nem eu suporto mais pensar que posso voltar para um recanto qualquer fora da rede.
O menu de nosso inusitado piquenique: presunto alemão, chocolate alemão, cigarro de cravo (kretek) indonésio, Whisky escocês e um bom vinho português. Salame brasileiro, queijo holandês, damasco da Turquia, pão italiano da padaria da esquina, tudo em cima de um tapete persa, feito no Iraque, e protegido por um lençol feito na China. As cenas foram filmadas e fotografadas por uma câmera fotográfica japonesa...
Não, não somos milionários e nem ricos, tudo isso se tornou possível por causa da globalização do capitalismo e da informação. Muito destas coisas se tornaram mais baratas, a competição internacional nos trouxe novos produtos e ao mesmo tempo fez de cada um de nós novos profissionais e produtos destes produtos. Ainda não sabemos bem o que fazer com isso. Mas que se registre, é o início de uma nova civilização. Há trinta anos atrás, todos estes produtos teriam sido brasileiros, toda a discussão seria em torno da inflação e da falta de perspectivas, o trabalho e a profissão seriam brasileiros, a cidadania, brasileira... Hoje, continuamos do Brasil, por que isso define quem somos, mas nos desprendemos do solo, das perspectivas, da prudência... e novos horizontes, sempre instáveis, se pintam e se refazem o tempo todo diante de nossos olhos assustados, assustados mas corajosos.
Nenhum de nós sonhou com isso. Mas, estamos fadados, assim como outros profissionais, a trilhar constantemente este caminho que se desmancha sob nossos pés constantemente e sendo levados a pisar outros solos e terrenos que tão logo alcancemos também se desfarão. A aposentadoria? Isso não existe mais... esperemos que haja um asilo para os rebentos da globalização daqui a trinta anos. Obrigado queridos amigos, pela visita, que me fez lembrar que as crises agora só podem ser internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív