Pular para o conteúdo principal

Noite Escura parte II - A Vingança da Deusa


Para aqueles que me perguntam como nascem meus livros, minhas estórias, é assim: uma imagem, um diálogo, que vem do nada e se constitui em alguma coisa, e depois um mundo inteiro se forma. Nova aventura dos rapazes de “Noite Escura”? Vamos ver...

 

“A vingança da Deusa”

 

            Preâmbulo

 

 

“Caralho, Victorinus!!” gritei “Põe força nesses remos homem! O barco vai bater nas rochas!!” O mar rugia bravio nos carregando, ondas e mais ondas imensas substituindo umas às outras, nosso barco frágil como uma casa de noz, o fim parecia próximo.

“Pára de falar Sertórius e rema!” – mandou Macárius, pedindo pra eu economizar o folego. Impacientava-me com meu amigo mais velho, pois precisávamos de toda força possível. É difícil não poder contar com o melhor dele, pois está fatigado e não rende mais como antes. Então, em alguns momentos perco a paciência. É injusto eu sei. Mas é o medo. Não dava para não ficar em pânico. As ondas jogavam o barco por entre as pedras, era uma questão de tempo até espatifar-nos.  O imenso paredão rochoso se descortinava á frente, não havia nenhuma nesga de terra para alcançarmos. Seria o fim se perdêssemos o barco. Quem de nós conseguiria nadar indefinidamente até encontrar terra? Ainda mais com as ondas jogando ferozmente contra as rochas...

“O melhor que fazemos agora é rezar!” Comentou Pompílius, e logo o Galinho sugeriu jocoso, “Reza para quem quiseres menos para Ártemis!” lembrando-se da nossa aventura na Panônia meses antes.

“Ainda bem que o mar é de Netuno!” comentou Lúcius, com um ar de alívio. “Sertórius, tu te dás bem com Netuno?!” Provocou-me Victorinus com ar de caçoada, talvez vingança da bronca. Eram os amigos de sempre, diante do perigo inevitável, iam buscando coragem no bom humor. “Não sei a que deuses desagrado, amigos! Só sei que nenhum deles irá remar por nós!!” Respondi de má vontade. Pus toda força possível nos remos enquanto Pompílius, que era o único a ter força para manter o leme nessa situação, tinha uma das mãos sangrando. Nossos três pares de remo dependiam apenas de mim, Macárius e Victorinus, o Galinho e Lúcius estavam na proa para equilibrar o peso. Que situação! Como vamos sair desta?!

Maldita hora que nos pareceu uma honra a missão que nos deu Cômodus, filho do Imperador Marcus Aurélius. Não podíamos ter simplesmente gozado da nossa licença em algum lugar hospitaleiro da Panônia?! Não, tínhamos de estar no alojamento bem quando o co-regente visitou o pai. Chamou-nos à barraca imperial para nos felicitar pela campanha contra os gêmeos e foi logo nos enchendo de elogios e informando de como precisava de homens valorosos como nós. Eu conhecia aquelas palavras melífluas que sempre acompanham um pedido de mais trabalho e esforço. Afinal, o que havia de errado em ficar lutando contra os Quados?! Era só rotina.

Já ia dando um jeito de me esgueirar para longe quando Victorinus, apoiado por Pompílius foi logo enchendo o peito e afirmando: “Muito nos honra servir ao imperador vosso pai! E ainda mais nos honra servir ao grande Cesar!” Pronto, a merda estava feita. Senti minhas mãos esfriarem quando Cômodus disse: “É bom ouvir vossas palavras, pois sinto que necessitarei da ajuda de homens fortes e confiáveis como vós.” Fez uma pequena pausa para observar o efeito das palavras e fitou-me um pouco mais demoradamente, provavelmente notando meu olhar de contrariedade. Voltou-se para o Montanha, que parecia uma criança feliz pronta para ouvir seu instrutor:

“Não é segredo que a saúde do meu pobre pai está muito abalada...” A essa informação, nova para nós, se seguiu os comentários típicos que ele interrompeu com a ordem: “preciso que um grupo corajoso vá até o Egito encontrar um homem e trazê-lo, ou o remédio que ele possui para curar o Imperador!” Todos ficamos estarrecidos com o tamanho da responsabilidade. Eu só consegui balbuciar espantado: “Egito?!” Todos me olharam como se eu tivesse usado a entonação errada, mas sem me dar conta fui logo abrindo a boca esquecendo de quem era o meu interlocutor: “Tu não tens homens mais adequados para essa tarefa? Somos meros soldados, Senhor! Além do mais, por que não enviam pelo correio?!”

Foi como se um raio tivesse caído em Cômodus. Ele empalideceu, seus olhos encheram-se de pura fúria, respirou fundo, mas antes que dissesse qualquer palavra meus amigos voltaram-se contra mim: “Enlouqueceste, Sertórius?!” perguntou-me Victorinus, “É, tu deves estar com um daqueles delírios de sempre, não é assim?!” sugeriu Marcus, “Devias manter-te como eu!” afirmou Macárius, lembrando que em boca fechada não entra mosca. “Ora, que que há, Sertórius!” afirmou em meio a um rosto feliz o Galinho “Uma nova missão!” e sem esperar que alguém dissesse mais nada, ele mesmo, o mais jovem e inexperiente de nós afirmou: “Pode contar conosco, Senhor! Com todos nós!”

Eu devia realmente estar enlouquecendo para deixar que Severianus tomasse a decisão. Cômodus abriu um sorriso, que para mim pareceu suspeito, olhou-me de soslaio e sei que a partir desse momento eu contaria com a sua desconfiança. E como se as minhas suspeitas pudessem ser confirmadas, ele comentou como quem não se importasse de verdade: “Ah, tem um tal... Como é mesmo o seu nome?!” fingiu puxar pela memória, “Salustianus!” “Sim!” confirmou Victorinus “Salustianus, nosso centurião!”.  Cômodus elogiou-o com um ar cínico: “Ouvi falar muito bem dele, levai-o convosco!” E depois nos informou que seu secretário nos daria os detalhes da missão. Então, aquele homenzarrão nos deu as costas, não sem antes recomendar “Nenhuma palavra sobre isso com ninguém!” e saiu da barraca, ao invés de nós o fazermos.

Cômodus era um homem grande e forte, lembrava muito pouco Marcus Aurélius e se dizia a boca miúda que era filho da Imperatriz Faustina com um amante, provavelmente um gladiador, o mesmo a quem Cômodus era muito ligado. No entanto, isso não era da minha conta. Os cornos do Imperador ele que cuide. O desagradável nisso tudo é que o futuro governante não parecia ter herdado o bom caráter do Imperador, muito pelo contrário. E, honestamente, Marcus Aurélius parecia em muito boa forma para mim. Não conseguia imaginar que doença era aquela da qual acabávamos de ser informados. Mas ele merecia todos os nossos esforços para salvá-lo se fosse o caso. Apenas me incomodava o fato de que ele não tenha desejado simplesmente usar o correio imperial para trazer o homem ou a cura.

“Enlouquecestes, Sertórius?!” o Montanha me tirou das minhas reflexões me dando um safanão. Pego de surpresa não reagi. “Deves realmente estar com algum problema” cogitou Victorinus “Onde tu estavas com a cabeça em falar desta forma ao filho do Imperador?!” e como se eu não soubesse, arrematou: “Queres que todos nós sejamos açoitados?!” “Ou ainda pior, atirados de um lugar alto!” lembrou Macárius, petrificando-me com seus olhos imensos, justamente cheios de fúria. Nem pude responder, quando Victorinus elogiou Severianus: “Galinho, fizestes bem! Agistes de forma rápida e acertada!” este reagiu como um garotinho quando o pai passa-lhe a mão na cabeça, sorriu satisfeito e se podia ver seus olhos brilharem. Aí foi a minha vez de aborrecer-me:

“Estais loucos?! Como vamos aceitar uma missão destas?! Com que finalidade?! É impossível que não perceberam que há algo errado!!” Foi o melhor que pude dizer em minha defesa. O Montanha prontamente afirmou nervoso: “Tu é que estás com algo errado!” Macárius, melhorando um pouco as suas feições, ponderou: “Amigo, mesmo que haja algo esquisito, mesmo que tudo nos pareça estranho...” pausou como quem refletisse e concluiu: “Somos soldados, não somos?! O que nos restava dizer?!” E quando pensei que nada mais me restava ouvir, o belo Lúcius me saiu com esta: “Nem pareces um homem...” E disse-o com certo ar de desprezo.

“Sertórius, tu envelheces rápido, onde está teu espírito de aventura?!” Por fim deu-me o golpe de misericórdia o velho soldado, agora o velho era eu. Fiquei perplexo por um tempo, enquanto eles estavam todos à minha volta, e como demorava em dizer algo, Victorinus questionou: “Tu vens?” aquelas mesmas palavras ditas outrora... A sua pergunta não era retórica, pois ele sabia que eu não podia recusar uma ordem, desejava a minha anuência de amigo.

Seria fácil responder-lhe um sim, agradando-o e a meus camaradas. Mas e o que eu sentia? Não valia nada?! Sempre estaria entregue à sorte de obedecer ordens e a estar submisso à aprovação dos amigos? Da ultima vez que eu disse um sim, minha vida esteve por um fio durante meses, até chegarmos ao desfecho com os gêmeos. E vez por outra eles ainda me visitam os pesadelos. Por isso o Montanha disse que eu delirava. Eles eram testemunhas das minhas noites mal dormidas. Ainda se aborreciam, afirmando o tempo todo que aquele caso havia sido resolvido e que eu deveria dormir em paz.

Mas não tenho essa escolha. Isso eles não compreendem. Ninguém domina seus sonhos. O pior deles era reincidente. Apenas via brotando entre as trevas uma jovem encapuzada. Aproximava-se de mim aos poucos sem jamais revelar sua face, às vezes afirmava de longe, às vezes sussurrava-me numa voz cheia de rancor: “Chamaste-me de vagabunda!” e sempre que isso acontecia eu acordava gritando desesperado. Era Ártemis, eu sei que era Ártemis. E por mais que eu alertasse os outros, que não me ouviam, eu sei que ela queria vingança. Matamos os Gêmeos, seus seguidores prediletos, desarticulamos o seu culto naquela região, encarceraram Brígida, sua fiel servidora. E depois soubemos que seu templo foi reconsagrado a Juno, a deusa da família. Era com essa espécie de maldição que eu acordava todos os dias desde então. Às vezes eu podia jurar que via Lépidus e Licínius passeando pelo acampamento em meio à noite escura. Feito lêmures sem descanso. Pois deixei seus corpos insepultos no alto daquele estranho monte. Assombrando nossas vidas, buscando arrancar a minha sanidade. Era diante de sentimentos assim que eu tinha de dizer um sim.

Não conseguiria arrancar do meu espírito uma anuência para tudo isso. Não era simplesmente assentir a uma missão dada por Cômodus. Afinal, o que importava para nós?! Éramos soldados, fosse qual fosse o resultado disso tudo teríamos sempre a desculpa de termos cumprido ordens. Meus companheiros o fariam de muito boa mente. Mas eu, com todos estes pesadelos a me torturarem, como é que eu alegaria inocência?! Que liberdade de escolha eu tenho? Que liberdade de escolha nós realmente temos? Não estão loucos, deuses e homens, ao apontarem-nos o destino? E não estamos nós, na mesma medida dementados, ao escolhermos um rumo que nos levará à fatal destruição? Sou um soldado, mas antes disso um homem. Se me induzem ao erro, se me apontam um destino que não é o meu, mas fazem-no dizendo que não tenho escolha, não sou menos responsável por isso. Eu tenho escolha! Eu tenho de ter escolha! É difícil, eu sei. Pois, ainda se eu fosse como os outros... Se pusesse a cabeça no apoio da cama e dormisse, vá lá. Mas não. Não é assim. Será que eu não possuo nenhum Deus que me queira bem o suficiente para me instruir?! Será que me resta apenas seguir o rumo que me apontam para ser castigado por ter feito a coisa correta meses atrás?!

Não. Eu não sou um covarde. Pois conheci um e sei que não sou como ele. Skauro dizia “Amo e sou muito amado” e “É de medo que o amor é feito” jamais me esquecerei dele, lamentável Skauro, digno Skauro. Como diziam os Gêmeos, “Tema o homem comum...” Não tenho quem me ame e até onde me lembro não amo ninguém. Se dependesse da opinião de Lépidus e Licínius isso faria de mim um herói. Mas um herói é um homem bom, e sei que não sou esse homem. Um homem bom faria coisas menos lamentáveis e provavelmente não teria pesadelos ao dormir. E nem os teria acordado, como é o meu caso atual. A missão era estranha, os avisos vinham sendo dados. E louco eu realmente estaria se achasse tudo muito simples.

Nascemos num lugar e lar que não escolhemos. Vivemos numa cidade que nos acolhe, alimenta e destrói. Crescemos elaborando uma história. Nos reconhecem nas ruas, e nos saúdam à passagem. Mas quem somos nós de fato? O que podemos nessa vida? O que é nosso? O que é dos deuses? O que é dos homens? Por que é tão difícil dizer não àqueles que nos amam, ou dizem amar? “É de medo que o amor é feito...” maldita frase. Temo, mas não sou um covarde, no entanto, não amo. Não, eu não quero ir. Mas serei obrigado. Todo o meu ser se nega a sair desta miserável rotina de batalhas. Quero os Quados! Não quero a missão de Cômodus! Quero o sábio Marcus Aurélius!! Não quero o filho bastardo de Faustina!

E Ártemis?! O que pode um homem contra os deuses? Será o meu destino constantemente desafiá-los? Justamente eu que sou um homem pio?!

“Sertórius?!” chamou-me Victorinus, e como parecesse que eu demorava a sair do meu transe, ele me evocou novamente, agora com o nome que me deram: “Liso?! Ouves-me?!” Ainda não sabia o que dizer. Sabia o que desejavam ouvir, mas não podia dizê-lo. “Deixai-o, Victorinus!” pediu Macárius, bom e velho amigo, “Quando for o tempo dele, ele dirá!”

Foi com grande alívio que o ouvi. Mas qual será o meu tempo? Fermentarei essas dúvidas, essas dores, esses medos até quando? Quem saberá dizê-lo? Eu não saberia. Fiquei mudo. Aproveitei a intervenção de Macárius para ensimesmar-me ainda mais. Os outros foram saindo da barraca imperial, e tinham no rosto marcada a decepção. Existem situações às quais não podemos responder por simples camaradagem. Eu iria, quanto a isso não restavam dúvidas. Mas de boa fé, seria difícil dizê-lo. Tudo no mundo escapa por entre os nossos dedos. Vemos o sol, ele se põe, vemos a lua inconstante, ela vai e volta, e as pessoas, são como o sol e a lua, se repetem todos os dias... E nos brindam com sua inconstância. Também eu repito-me em minhas dúvidas e medos. “Ei, Sertórius!” cutucou-me Pompílius, “Que que há?! Somos nós!” Acho que foi essa simples frase que me fez decidir. Ele me informava, sem o querer, que não se tratava de mim, como eu gostaria, mas deles. O que eles me importavam? Tudo! Saí imediatamente à cata de Victorinus, que seguia à frente dos outros, tomei-o pelo braço e afirmei ainda carregado de dúvidas, enquanto se voltava para mirar-me: “Sim, eu irei...”  E vi brotar em seus lábios um sorriso acolhedor.

Era isso que me passava pela cabeça enquanto o mar ameaçava fazer ir a pique nosso barco. Estávamos ali, todos juntos, com exceção de Salustianus, próximos da morte, mas ainda vivos. E é isso que importa. Vivos!

 

 

Então... É assim que começa, uma imagem, uma situação, um momento. Você quer saber onde eles estão? Eu também. Quer saber o que estão fazendo num barco próximo a uma falésia? Eu também. Quer saber que missão eles irão cumprir? Eu também. Engraçado que ninguém acredita quando digo que é assim, pois é assim. Não sei ao menos se surgirá um outro livro ou se essa cena fará parte dele. Mas, faz umas semanas que estou num barco que ameaça soçobrar, agora que escrevi ele irá embora.

Vem comigo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív