Pular para o conteúdo principal

O Elefante e a Formiga - parte 3


            Em meio a uma savana onde o mato crescia baixo, duas trilhas se cruzavam. Ambas bastante antigas, e ninguém sabia qual havia nascido primeiro. Numa bela tarde de sol se deu o inusitado encontro dos seus viajores. Vinha um grande elefante, liderando sua manada. Andava devagar, para que ninguém se perdesse, mesmo assim, vinha bem à frente do grupo. Em meio a mais um passo que iria dar, de repente teve sua atenção chamada para o chão:
- Ei, Senhor Elefante! Onde pensa que vai?
            Parou-o de forma muito arrogante uma formiga, enquanto descarregava o pequeno pedaço de folha no chão. Pronta para afrontar o maior animal da terra. As suas outras companheiras continuavam carregando suas cargas, alheias ao que acontecia. O Elefante, por possuir grandes orelhas a ouvia com facilidade. Era um formiguídeo bem nutrido, mas ainda assim, era um nada se comparado a ele. Eram os caminhantes das duas trilhas que se encontravam, os grandes paquidermes e as pequenas formigas.
            - Irei levar minha manada até o rio! – respondeu de forma igualmente arrogante.
            - Ah, só por que é grande acha que pode esmagar-nos? Quem você pensa que é? – falou despeitada.
            - Não pretendo esmagá-las! – afirmou cheio de autoridade: E eu não penso que sou! Eu sou o Rei dos Elefantes! E se você ficar de lado para passarmos, será muito saudável para você e suas amigas! Se observar pode até mesmo aprender algumas coisas!
            Extremamente irritada com tanta empáfia, e ao mesmo tempo curiosa com aquela arrogância, no entanto, cheia de ares de autoridade, a formiga perguntou aborrecida e com pouco-caso:
            - Ah e o que eu teria a aprender com o Rei dos Elefantes?! Vai me ensinar como ser a rainha dos paquidermes?!
            O Rei deu uma gargalhada diante da arrogância da pequenina, mas como possuía grandes orelhas e a ouvia, acreditou que ela também poderia ouvi-lo de verdade, e afirmou: Não!  Todavia, posso ensiná-la a como ser a Rainha das Formigas!
            Ao ouvir isso, algo se acendeu dentro dela. Deixar de ser uma operária e ser a manda-chuva do formigueiro. Apesar de não ter ouvidos tão grandes, ela sentiu que poderia ouvi-lo se ficasse de mente aberta para coisas novas. Foi logo perguntando, ainda cheia de pouco-caso:
            - Diga-me então, seu fanfarrão, como posso me tornar a Rainha, se nós formigas somos condicionadas às nossas funções?
            O Elefante, que nada mais queria do que alguém que lhe desse ouvidos, foi logo fazendo uma longa preleção:
            - Na verdade ninguém é condicionado a nada! Isso foi algo que lhe ensinaram para que continuasse a fazer seu trabalho sem nunca questionar. A sociedade das formigas é muito tacanha, atrasada e fechada! Vocês todas são escravas! Vivem para sustentar a elite!
            - Elite? Que elite?
            - Ora, a Rainha, as princesas formigas e as guerreiras! Elas comem todos os seus esforços, ou você não percebeu ainda?! Uma parte fica lá no formigueiro, no bem bom, só comendo e procriando, se enchem de larvinhas formigas; outra parte fica obrigando as operárias a ficarem nessa eterna fila, trabalhando sem descanso. Chegam até mesmo a oporem vocês aos Elefantes. Justamente a nós, nobres criaturas, que só desejamos o bem.
            E como se o limite fosse as estrelas, explicou para a inseta boquiaberta com suas revelações:
            - Primeiramente, você deve se destacar. Trabalhar mais do que todas as operárias juntas. Mostrar o seu empenho. Deve ser resiliente e sobretudo, inovadora. Mesmo as formigas da elite irão reconhecer o seu valor. Depois, deve se unir às operárias e pedir melhores condições de trabalho, e uma parte maior da comida. E, claro, você não irá trabalhar tanto para não obter vantagens para si. Não! Não! Não! Nada de altruísmo! Torne-se a encarregada das operárias. Uma verdadeira líder! Depois, quando conseguir se destacar, case-se com uma das princesas, ou um dos príncipes, aquilo que você preferir! E, logo, quando a velha rainha menos esperar, você vai lá e a desafia para um duelo. E, como você é jovem e forte, vencerá e terá todo o apoio do formigueiro, pois seu reinado significará o fim da opressão.
            Até os passarinhos pareciam terem parado de voar para escutar o belo discurso do Rei Elefante, e para terminar ele disse: Faça como eu fiz! Não estou aqui por que nasci nobre! Estou aqui por que sou um líder e conquistei o meu lugar!
            A formiga ficou encantada com aquelas sábias palavras, e mal tinha tido tempo de guardá-las no seu coraçãozinho, quando ouviu:
            - Agora, querida, por favor – pediu de forma doce, mas cheio de falsa bonomia – saia para o lado, pois eu irei passar! E saia ainda mais para o lado, pois a manada de elefantes é grande e não são tão bondosos quanto eu! Até mais! Foi um prazer conhecê-la! Quando for rainha me convide para um chá!
            A poeira que a manada fez ao passar nem havia baixado, e a pequena formiga já estava se esfalfando para ser a melhor operária.
            Os dias se passaram, e ela batera todos os recordes de produtividade. Havia carregado montanhas de pedacinhos de folhas. A ponto de não caber mais nenhuma no formigueiro. Ela era incansável, pois agora tinha um objetivo na vida, e iria alcançá-lo. Aos poucos ia conversando e tentando convencer as formigas operárias da necessidade de mudanças. No entanto, elas não possuíam orelhas de elefante e não a ouviam, e tentavam impedi-la de trabalhar tanto de forma desnecessária. Não sendo bem sucedida com as operárias, tentou convencer as guerreiras, enquanto continuava trabalhando sem cessar. Também sem sucesso, pois as guerreiras riram da pretensão de uma mera carregadeira. Levou algumas surras das formigas militares para aprender onde era o seu lugar.
            No entanto, ela já sabia qual era o seu lugar: era o da Rainha!
            O Elefante estava coberto de razão, pensava, jamais havia existido uma sociedade tão injusta quanto a dos formigas. Uma elite que sugava todos os seus esforços e uma rainha que de tão gorda tinham uma traseira imensa. Escravizava a todos dizendo que tinha de botar ovos. Mas esta formiga - tomada de indignação, e por que não dizer, ambição - acreditava que com o formigão certo, ela também poria ovos...
            As semanas passaram e passaram. E sua plataforma política não encontrava apoio. Sua energia não diminuiu, no entanto, a frustração tomou conta dela. Muita amargura, e a eterna sensação de que era prisioneira, que tinha sua liberdade de expressão tolhida. Aos poucos o ódio se apossou dela. Seria Rainha. Se não pudesse seguir todas as etapas que o Elefante lhe ensinara, iria pular todas elas.
            Num acampamento de homens próximo dali ela sabia existir a mais perigosa das armas. Fôra desde pequena alertada para não pegar aqueles pequenos grãos brancos. Mas agora não tinha outra escolha. Foi até lá. Pegou um daqueles misteriosos grãozinhos e o carregou lentamente para o formigueiro. Ia antegozando o seu futuro. Chefe! Autoridade Suprema! Rainha! Quase podia ouvir o coro das operárias, guerreiras e princesas tecendo hinos de glória à grande libertadora.
            Sem que ninguém notasse, ela deu formicida para a Rainha. Após o primeiro bocado, a pobre deu um grande grito de dor. Parou imediatamente de parir e morreu espumando pela boca. Pânico por todos os lados, as guerreiras ficaram desorientadas e sairam espetando as operárias, estas assustadas e confusas espalhavam-se e corriam para fora do formigueiro; as princesas formigas fugiam, pois não sabiam o que fazer sem a grande mãe. Enquanto isso, nossa heroína gritava:
            - Parem! Parem! Voltem aqui! Eu as libertei! Sou a nova Rainha!
            Chegou até mesmo a subir no topo do formigueiro. No entanto, via apenas multidões de formigas desorientadas se afastando dali para a morte certa a céu aberto. Sentada, entre lágrimas sentia-se a formiga mais triste e incompreendida do mundo. Tanto fizera pelo bem do formigueiro. Lutara tanto para chegar até ali, e o máximo que ouvira aos seus apelos foi o comentário de duas guerreiras: “Que quer aquela ali?” “Não ligue, é louca! Todo mundo sabe! Trabalhava mais do que o necessário e ficou assim”  
Em pouco tempo ela estava só. Tudo deserto, todas dizimadas ao sol, jogadas ao vento. Mesmo mergulhada em desgosto profundo, só conseguia pensar que havia fracassado. Que aquele Elefante arrogante iria se rir dela e jamais poderia convidá-lo para o chá para retribuir a empáfia com mais empáfia.

            Nesse ínterim, onde as trilhas se cruzavam, o grande Rei Elefante levava a sua manada novamente para o rio, e notou satisfeito que agora havia apenas uma trilha. Olhou para o chão, como se estivesse à cata daquela formiga, e cheio de satisfação, disse quase sussurrando, para os outros não pensarem que enlouquecera: Sou o Rei dos Elefantes, é isso que sou!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív