Pular para o conteúdo principal

Sobre o que é Fábulas Cruéis - entrevista

Bem, este texto entrevista é para ajudar os que estão me perguntando sobre o novo livro, Fábulas Cruéis.


Sobre o que é Fábulas Cruéis?
O livro nasceu ao longo destes últimos cinco anos através das minhas experiências no dia a dia com o mundo e com os alunos e professores da universidade onde trabalho. As estórias versam sempre sobre relações éticas no mundo contemporâneo. Sei que falar as palavras “relações éticas” soa como uma coisa chata e pedante. No entanto, são estórias divertidas com as quais as pessoas se reconhecem, e acabam por fazerem uma reflexão e até mesmo autocrítica.
Como situar seu livro novo diante de Maria de Deus (1999); Memória Impura (2012) e Noite Escura (2013)?
Há um dado comum a todas elas, a reflexão moral. Ás vezes passa até despercebida pois não gosto de deixar essa questão evidente demais. Em Maria de Deus está a relação fundamental do homem, mulher neste caso, com Deus. O que fazer quando Deus nos “escolhe” não importando os nossos desejos pessoais? O que fazer com tudo o que nos ensinaram da relação com o divino? Neste livro eu estava em busca destas respostas. Em Memória Impura, rompi com o gênero épico e me voltei para a antiguidade clássica escrevendo dolorosos contos nos quais descrevia questões morais importantes para aquela época e que possuem reflexo em nossas necessidades contemporâneas; recheado de beleza, pureza, dor e desespero, ele não apontava caminhos, buscava apenas o aconchego da identificação com os leitores. Já em Noite Escura, acabei por romper com o gênero da Aventura, e também como o Histórico, implodindo de vez com a ideia de épico. Fui novamente para o cotidiano da antiguidade para pensar a questão da identidade masculina.
Fábulas Cruéis, escrito enquanto lançava Memória Impura e produzia Noite Escura, traz em si um pouco das marcas destes dois livros. Nele a reflexão moral, espiritual, filosófica e social, é pura – por assim dizer -, não é mais mediada por cenários e costumes pouco conhecidos. A reflexão surge pura e limpa, mas ainda não de maneira fácil, por que afinal, se fosse fácil, não seria meu.
No conhecido gênero das Fábulas, normalmente destinada às crianças, no que o seu livro se distingue?
Bem, novamente, no contexto editorial e literário, estou rompendo com o formato do gênero. Não sei dizer se propositalmente ou se isso ocorreu simplesmente por que sou fruto da contemporaneidade. Mas as formas narrativas, sob o pretexto de serem fábulas, são as mais diversas. Há textos como As Gaivotas, Uma Hipopótamo, etc, que não são mais do que um simples sketch, e poderiam ser publicadas numa tira ilustrada de jornal. A experiência mostrou que os leitores gostaram bastante deste formato, pois era curto, simples e direto ao ponto. O que ainda não significa uma reflexão simples.
Outras estórias são contos, ainda mantendo a inspiração das Fábulas, como Um Homem, Os Homens que falavam Estrela e Uma Galinha. Ainda há aquelas que são sobretudo metáforas existenciais, como A Casa Vazia, Uma Estória de Amor, Um porco, Um lobo, etc.
E ainda ocorrem as de cunho filosófico e existencial, que não são metáforas, mas claras provocações ao leitor contemporâneo e nelas são abordadas questões bastante complexas que vão das relações de gênero ao conceito de revolução e suas consequências. E aí posso citar Um Lar para Sara e Sônia, Um Veado, Os Homens que Falavam Estrela, O Coro dos Passarinhos, A Esperança, A Verdadeira Estoria do Patinho Feio, entre outras.
Revisitei Fábulas antigas e estórias infantis que todos conhecem também e lhes dei uma leitura nova, ou as vezes, apenas aprofundei, radicalizando o significado anterior.
Bem, pelo que vimos, não é um livro para crianças?
É e não é, depende muito da criança. As crianças hoje estão mergulhadas num universo de informações e saberão muito bem lidar com o conteúdo do livro. No entanto, é um livro que originalmente se destina ao público adulto. Um público que está sedento de ver seus problemas cotidianos retratados, questionados, devassados e enfim textos que abrem possibilidades, sem desejar lhes dar uma moral pronta e acabada como é típico no gênero. Pronto e acabado, apenas o livro.
Todas as estórias de Fábulas Cruéis foram escritas e publicadas ao longo dos anos em seu Blog e até mesmo no Facebook. Como foi essa experiência, e me diga, por que as pessoas comprariam o livro se as estórias, por vezes já são conhecidas?
A publicação no Blog e no Facebook foram fundamentais para a produção das estórias, pois as pessoas acessaram, opinaram, se identificaram e até fiz novos leitores com este trabalho. Essa sede de ler sobre questões éticas e morais do cotidiano fez com que eu continuasse escrevendo sempre. O público que acessou o Blog é um público pequeno e seleto, eu diria, afinal como texto da internet, minhas estórias são muito longas, mais apropriadas para um livro.
Por outro lado, venho ao longo dos anos investindo, e investindo alto, em livros que não são apenas um conteúdo interessante, mas são também um esforço para manter a existência do livro de papel, do objeto livro. Então, gosto muito de agregar valor a este conteúdo, com ilustrações em cores de Alma Tadema, em Memória Impura, que é um livro visualmente belo; em Noite Escura ocupei-me da capa e da editoração, e o resultado foi muito bem recebido. Fábulas Cruéis é um livro objeto, espero que as pessoas comprem por que desejam ler, e sobretudo por que o desejam como algo belo, um deleite para os olhos e para a mente. Quero que as pessoas olhem para ele e imediatamente pensem: vou dar de presente neste Natal! E quem fizer isso, irá ter a certeza de estar se dando um bom presente e aos amigos. Desejei qualidade em todos os níveis, e acho que a Editora Empireo, junto das ilustrações do talentoso Eduardo Seiji me deram isso.
Gostaria de acrescentar algo ?
Sim, gostaria de agradecer imensamente às pessoas que leram, comentaram, criticaram e participaram online deste trabalho. Ocorreram coincidências existenciais, estórias, momentos de identificação, tudo conversado e trocado via internet. Com certeza é o meu livro com maior participação coletiva no que respeita ao acolhimento e comentários. Essas pessoas emprestaram sentido à continuidade da escrita deste livro, e outras Fábulas já estão saindo no cotidiano, dando continuidade à essa fantástica e carinhosa relação.
CurtirMostrar mais reações
Comentar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív