Pular para o conteúdo principal

Campanha contra assédio sexual no Carnaval (?)

Existem coisas nas quais acredito, mas cuja prática precisa ser melhor pensada.

            Desde que o mundo é mundo sempre existiu uma festa que tinha a mesma finalidade que o nosso conhecido carnaval: virar o mundo do avesso, romper todas as regras, se vestir do contrário, avacalhar, romper a ordem, mijar e cagar em público, transar e se arrepender depois, virar pai de dez crianças ou filho de dez homens. Vomitar, vomitar e vomitar! Botar pra fora toda a porcaria que a sociedade disfarçada de vida faz as pessoas engolir. Todo mundo pode tudo, até quem não possa nada. É por isso que o Carnaval existe, não é pra ouvir marchinha e nem seguir trio elétrico. Ouvir musica alta e seguir carro de som você pode fazer em qualquer época do ano. Se está com medo de sofrer assédio sexual no Carnaval é melhor aguardar a Marcha pra Jesus.

            Jamais poderia ser contra o “não é não”, afinal, não sou muito assediado, geralmente sou ameaçado, mas uso isso o dia inteiro nesse país. O abuso de todo tipo é a regra. Entretanto, nesse quesito em relação às mulheres acho muito proveitoso e produtivo que se lembre o tempo todo do assunto. Também gostaria que as mulheres aplicassem o “não é não” quando se jogarem em cima de um homem gostoso na rua, afinal, ele pode até retribuir o beijo, mas se for muito bonito é gay. Também deve haver proteção para os homens que levarão aquela “dedada” no cú quando passarem desavisados por um apreciador. É preciso lembrar que assédio sexual não é “um paquera indesejado” leia-se feio. Afinal, feios todos somos, só a mãe da gente acredita no contrário e a minha me disse que eu sou fotogênico.

            Vi a defesa deste assunto relativamente ao direito de “ir e vir” e que as pessoas (principalmente as mulheres não devem ser molestadas); acho muito decente essa perspectiva, entretanto as pessoas devem aplicar o direito de ir e vir à corrida de touros na Espanha e lá deve pedir para que os animais não as pisem quando estiverem no caminho. Acho muito justo se a pessoa for para a Marcha pra Jesus lembrar que não deve ser assediada. Afinal naquele evento é muito impróprio para qualquer coisa. Se alguém te vomitar na Marcha torça pra não ser uma intoxicação de Fanta Uva com hóstia do Padre Fábio de Mello, se bem que o mesmo deve ser mais facilmente encontrado no Carnaval tentando dar a bênção, se muito, para algum gajo.

            Quando as pessoas têm ímpetos de beber, de extravasar seja a tristeza ou a violência (através de pulos altos e estranhos), vão pro Carnaval. Quando elas querem gritar, xingar, machucar os pés de tanto se entregar à folia, vão pro Carnaval. Quando querem beber até dar perda total, vão pra lá. Quando querem esquecer a esposa, o esposo e o bando de filhos fdp.s vão pra rua, correm atrás de um bloco e se esquecem. Anos passados existiam pessoas que saíam de casa na sexta-feira e só voltavam para a missa de quarta-feira de cinzas. Entretanto, hoje, o Carnaval se deseja “domesticado” começam os pré-carnavais mais de um mês antes, a festa dura mais de dez dias atualmente e depois ainda tem o enterro dos ossos que dura outro mês. Bem, então é melhor fazer campanha contra assédio sexual, pois isso não é mais Carnaval.

A festa popular deve durar pouco tempo, e isso pelo fato de que excessos serão cometidos e devem ser cometidos, mas que precisam parar num tempo consequente e quase responsável. A festa das inversões de papéis, de entrega catártica ao Deus Baco, ou Dionísio, terá sexo, beijo na boca, filhos perdidos, camisinhas estouradas, homens batendo em homens, homens batendo em bichas, bichas reagindo, mulheres avançando o sinal – sim, elas também avançam. Vômito por todos os lados. E as amigas e amigos provando sua amizade carregando os foliões desmaiados e desnorteados.

Numa festa regada a álcool e que tradicionalmente foi estabelecida para a ruptura, enfrentamentos, desvarios, violências e escabrosidades de todos os tipos – inclusive a música escabrosa - não é minimamente aceitável se pedir que “não” se faça alguma coisa. Quem não quiser usufruir do Carnaval não deve ir até ele. O Carnaval não virá até a sua casa se você não o convidar. Eu não saio em duas ocasiões da minha casa no dia dos mortos e no carnaval, em ambas as datas espíritos ruins caminham livremente sobre a Terra. Eu não digo a eles que tenho direito de ir e vir, eu uso esse direito não indo.

Campanha contra o beijo livre de todo mundo em todo mundo, apalpadas, patuladas, dedadas, esfregaços, e vomitaços no tempo, lugar e conjunto de pessoas dedicados a isso, é de uma hipocrisia sem par. Quer apenas festejar numa boa?! Vá a uma outra festa em outra época, ninguém morre por não ir ao Carnaval, já o contrário acontece com frequência. Então, como eu dizia antes, “não é não!” acredito nisso e pratico, mas eu não me enfio no mar cheio de tubarões e informo educadamente que não podem me morder. Bom senso!


Comentários

Luiz Carvalho disse…
A moral rigorosa do passado fazia com que as transgressões fossem mais agua com açucar.
Na sociedade contemporãnea liberada transgressão significa ir além do permitido e o permitido é muito maior.
De acordo, tubarão para morder sem ser condenado, só se for um tubarão muito bonito.

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív