Pular para o conteúdo principal

Para ter um melhor Dia das Mães

         Dia das mães chegando. Sempre achei esta uma das datas mais felizes. No que me diz respeito parecia aquela com menos pressões sociais. Afinal, damos um abraço forte e gostoso em quem amamos e isso é a própria expressão de felicidade. Entretanto, para algumas mulheres essa data também pode ser um pouco triste, pois relembra o fato de que não puderam ser mães, ou tiveram que fazer a dura escolha, abortar um ou dois, para que os que tinham nascido pudessem viver com uma mínima dignidade. Sim, hoje vou falar com você que chora em segredo.

     

Pedro WEINGARTNER, A fazedora de anjos (tríptico), óleo sobre tela, Brasil, 1908. (detalhe)

     Nossa sociedade sempre colocou uma excessiva carga nos ombros das mulheres. Talvez a maternidade seja ao mesmo tempo uma bênção e também uma espécie de cruz que elas carregam. À mulher não se permite aliviar dos ombros essa carga. Se ela o faz, precisa carregar este ato em segredo pelo resto da vida, pois até mesmo sua melhor amiga irá recriminá-la com os olhos, ainda que a tenha amparado. Estamos muito acostumados a pensar na mulher que aborta como sendo a “vagabunda” que se deixou engravidar sem pensar nas consequências, a “irresponsável”, a mulher “má e cruel”. O título de um quadro que está na Pinacoteca de São Paulo, me marcou profundamente desde o primeiro momento que o vi, “a fazedora de anjos”. Achei tão belo, tão enternecedor, pois parecia que era uma grande mãe fazendo bebês. Até saber da triste realidade, assim eram chamadas as mulheres que tinham como prática ajudar outras a abortarem. Dolorosa condição.

      Ainda que não devamos demonizar, romantizar ou banalizar essa prática, desejo novamente lhes dar um abraço. Da mulher de personalidade mais fria até à mais amorosa que não teve nenhuma escolha, quero abraçar vocês, pois sei que a lembrança do que precisaram fazer as persegue todos os dias. Não necessariamente como culpa, mas como pesar. Jamais conheci uma religião ou instituição social que realmente as acolhesse ou abraçasse. E pergunto-me por que. O aborto é praticado por mulheres de todos os tipos - e de todas as personalidades -, de vários níveis sociais e culturais. E as motivações nem sempre são as mais nobres ou minimamente justificáveis. Mas, quem sou eu?! Deus não me fez seu juiz. Jesus nem precisou me ver com uma pedra na mão, para depois dizer que eu não tinha autoridade para atirá-la. Não, não é do meu espírito sair por aí distribuindo cargas. Só quero lhes dar um abraço, pois sei que o dia das mães pode ser um dia muito amargo.

      Há pouco tempo tive nos braços uma mulher com mais de setenta anos que foi levada a abortar aquele que seria o terceiro filho. Décadas levando dentro de si uma culpa silenciosa. Perguntava-me, será que “Deus irá me perdoar?!” e em seu desespero, com os olhos cheios de lágrimas, se culpava dizendo coisas que a TV fala “Eu não devia ter feito isso, onde come dois, comem três...” Então, usando o que eu conhecia de sua vida e de sua família, a acolhi num abraço e disse o que me parecia verdade: “Não, a vida foi extremamente difícil, e com um terceiro filho poderia ter se tornado impossível, e tudo o que você desejou foi dar uma vida melhor para os outros filhos...” Meu gesto adiantou para retirar a culpa de tantas décadas? Claro que não, obviamente que não. Talvez o sofrimento dela fosse menor se não houvesse tanta pressão relativa à maternidade. Nesse caso, eu tenho certeza de que ela teria tido o terceiro filho, se as condições deste país fossem mais justas.

Entretanto, não é de justiça social de que falo, pois pode parecer que desejo criar uma justificativa, ou muito pior, que alguém entenda que eu digo que “de outra forma” isto é injustificável. Não, eu já disse, hoje só quero lhes dar um abraço. Minha mãe morreu e hoje sou o filho que vocês perderam e não puderam ter nos braços. E quisera que todos os filhos que ficaram “órfãos de mãe e pai” pudessem lhes dar um abraço e acolhê-las.  Da mulher de personalidade mais fria à mais amorosa, posso dizer com profunda segurança, que Deus as perdoa e acolhe. E quando digo personalidade fria, quero dizer que todas são igualmente merecedoras de acolhimento. Não devemos, em nosso orgulho e vaidade, escolher apenas os que se humilham para exaltá-los. Não, sejamos melhores, abracemos sem distinção. Deus gosta dos frios e dos quentes, os mornos ele não gosta muito, mas também está aceitando.

Não sei os números, não me importo com estatísticas corretas nesse momento, porém imagino que o maior número de abortos seja levado a efeito por mulheres que já são mães e que não possam sustentar mais um filho. E que por isso levarão este triste sentimento de perda dentro de si em silêncio o resto da vida. Sempre se sentindo desconfortáveis quando chega a época do dia das mães, se questionando, que “porcaria de mãe eu sou?!” Eu te direi: Você é mãe, uma mãe valorosa que teve de fazer escolhas muito difíceis; e seus filhos, se soubessem deveriam ainda mais amá-la, pois puderam encontrar seu lugar no mundo graças a você.

E a mulher que foi “irresponsável”? Bem, quem de nós não é irresponsável de vez em quando?! (hoje só estou falando das mulheres, dos homens falo outro dia) Se ela não estava preparada para ser mãe com todas as responsabilidades que isso traz - que não o fosse. Se vier a desejar ser mãe algum dia, que o seja. Também não quero que se culpem e que se martirizem com este fato. Por outro lado, o corpo é seu, mas sugiro que também não banalize o que foi feito e que nem faça isso novamente, pois é socialmente traumatizante e perigoso para a saúde. Venha cá! Venha até esse pecador, me dê um abraço e não “peques mais”, e torceremos para que isso ocorra assim. E que as pessoas e as circunstâncias sociais não lhe dê mais perdas ou as aumente ainda mais.

Não, eu não quero ninguém triste no Dia das Mães. A minha Mãe já partiu dessa vida, e nesse desconfortável dia me irmano com todos aqueles e aquelas que estão nessa triste, mas natural, orfandade. O amor que nos foi ofertado, não o direcionemos apenas para um túmulo ou para as lembranças, mas para todas as mulheres que - sem que ninguém saiba - estão carentes do afeto de filhos que não puderam ser. Sejamos agora os filhos amorosos de outras mães, outros pais, irmãos e irmãs. Não há lágrima que não mereça ser secada, não há sorriso que não mereça ser vivido. Deixemos as culpas e os pecados para aqueles que realmente os têm.

                “Misericórdia o que quero, e não sacrifícios...”

Comentários

Unknown disse…
Interessante, não conhecia esta obra.
Há muitas nuances sobre maternidade que precisam ser colocadas em pauta.
Parabéns pelo texto.
Luiz Vadico disse…
Essa pintura sempre me chamou atenção. A Pinacoteca é um dos meus museus prediletos. Sempre se pode fazer valiosas descobertas por lá. Há muita coisa para se dizer ainda sobre a maternidade, o espírito humano carrega sofrimentos tantos e experiências tão profundas que nisto reside a idéia de "humanidade"; mas ao invés de apenas escarafunchar estes sentimentos, prefiro, além disso, dar algum lenitivo.

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív