Vamos morrer fazendo essa afirmação.
E para cada vez que ela sair de nossos lábios a emendaremos com diversos
problemas aflitivos. A educação seria a solução para um monte de coisas.
Provavelmente nenhuma das coisas para as quais a evocamos. Educar alguém não
significa que este alguém terá qualquer apreço pela cultura ou respeito pela
civilidade e as pessoas. A educação é muito importante, entretanto, não faz
mágica. Existem aspectos da mesma “educação” que são relativas aos pais e à
família, ainda assim, mesmo que estes sejam eficientes, não há nenhuma garantia
de que seus esforços serão bem sucedidos.
Então, falemos da educação
instrucional, sobre este quesito podemos entender melhor o que ocorre e por
que ocorre. A primeira escola pública e gratuita, até onde sei, foi criada por
Napoleão Bonaparte no inicio do século XIX na França, elas originariam as
escolas politécnicas mais tarde. A intenção era preparar a mão de obra para a
indústria que desenvolvia-se rapidamente no período. A França possuía ao menos
umas quatro cidades importantes, grandes para a época. Então, gosto de imaginar
que essa escola pública se destinava em primeiro lugar para os citadinos. Os
que viviam no campo não necessitavam de instrução escolar. Pois no campo os saberes exigidos eram outros
e passados de geração em geração. Mesmo assim, “ensinar” para um jovem naquele
período significava que ele não era uma página em branco. Dentro dele a
tradição e as transformações sociais recentes conflitavam.
Aos poucos a idéia napoleônica se
espalhou pela Europa e devagar pelo resto do mundo. E a indústria foi se
tornando cada vez mais complexa e exigindo por um lado operários reduzidos à
sua mais simples expressão de força de trabalho e outros tantos “operadores”
que tivessem um nível instrucional mais adequado. A necessidade de ter “operadores”
em diversos níveis da industria, administração, e comércio citadinos levou a
uma especialização cada vez maior no ensino. As faculdades e universidades
começaram a despontar como os locais de excelência para essa formação. Para os citadinos
pobres a educação começa a parecer a possibilidade de ascensão social, e de
enriquecimento.
Então, neste período da História e
nos dois séculos seguintes o ensino se tornou uma ferramenta para preparar
operários, operadores e pessoal especializado para a administração governamental
e econômica. Aos poucos, na sociedade, se fez uma clara diferenciação entre os
que possuíam letramento e os que não possuíam. Entretanto, isso ainda não
significava que o iletrado fosse um “ignorante”, ele tinha outros saberes
ligados ao campo e às tradições artesanais. Quanto mais a sociedade se
industrializava, mais e mais pessoas se mudavam do campo para as cidades e
gerações passaram a nascer paulatinamente expropriadas de todo e qualquer
saber. E assim o ensino público passou a ser a principal fonte de informação e
ilustração dos indivíduos, surgindo dessa forma a nossa forma de ver o mundo na
sociedade moderna.
Acreditamos que todos devem ser
educados, pois a educação soluciona todos os problemas. Entretanto esquecemos
que as contradições entre formação humana do indivíduo e formação instrucional
se devem ao fato de que o ensino público e generalista do ocidente surgiu para
servir às indústrias e a todos os desdobramentos do Capitalismo. Ao mesmo tempo, neste longo processo de
desenvolvimento também surgiram as lutas operárias para melhorarem as condições
de vida da classe trabalhadora. É importante notar que nos mais de 150 anos a contar
da escola napoleônica, o Capitalismo ainda que poderoso estava a mercê do “capital
humano”, dependia do operariado, dos operadores, dos governos e seus administradores
e de toda uma cultura gerada para manter e sustentar a sociedade capitalista, a
sua ideologia. E neste último quesito localizamos os expoentes culturais de
todos os tipos e níveis.
Não se afirma aqui que as pessoas se
dobraram facilmente e que críticas não existiram. A resistência, a crítica, e
as contradições diversas fizeram parte importante do desenvolvimento de nossa
sociedade. Entretanto, mesmo que com laivos de alta cultura, o que durou apenas
umas oito décadas no século XX, tudo se fez devido às necessidades do
Capitalismo. Como diria Noam Chomsky
quando surgiu o Capitalismo ele criou uma classe. Sempre pensamos que foi a
burguesia, entretanto, o operariado e seus desdobramentos são a classe criada
pelo Capitalismo. Atualmente, tendo em vista a alta tecnológica, a automação,
robotização da indústria, do campo, medicina, e ensino, o Capitalismo demanda
cada vez menos mão de obra bem formada, e até especializada. Demanda atualmente
muito poucos seres humanos e todos muito
especializados. Ainda segundo Noam
Chomsky, o Capitalismo está prescindindo desta mesma classe que ele gerou e fez
com que se multiplicasse até à exaustão do planeta.
Então, a educação não é a solução de
tudo. As universidades, o ensino público e o privado, todos podem ser bastante
abandonados pelos governos hoje, pois eles já não possuem sua finalidade última
que era atender ao Capitalismo. Como não mais o atendem, o ensino pode também
ser transformado num simples produto de consumo. Entretanto um produto de
consumo massificado cuja qualidade é ser acessível, mas sem conteúdo efetivo e
finalidade social clara. As boas universidades e as piores sempre tentam dizer
para os alunos: “aqui os melhores profissionais do mercado dão aula”. “Aqui nos
te preparamos para o mercado”. Resta saber que mercado é este, uma vez que o
grande, o médio, o pequeno capital e o capital financeiro não empregam mais. O
mercado já não é mais um mercado, não passa de uma feira sem vergonha na qual
você se oferece como a xepa do dia quando deixar de ser comprador.
Sim, se você começou a se desesperar
é por que entendeu tudo o que foi explicado até aqui. Pode gastar suas parcas
economias numa infinidade de cursos, graduação, pós, especializações, etc, e
isso pode não lhe garantir absolutamente nada, mas garante a quem vende cursos.
Por isso é preciso pensar de verdade na frase a “educação é a solução”. Que
educação e solução para o que? Daqui por diante serão verdadeiros letrados
aqueles que tiverem real vocação para isso e não aqueles que poderiam ter seu
interesse despertado para a cultura mais complexa da sociedade. Ao menos aqueles
que nunca gostaram de “maçãs” podem deixar agora de compra-las e de comerem-nas
à força, dizendo que são deliciosas.
Não se engane afirmando que o Capitalismo
tem interesse em dar empregos e dinheiro para as pessoas consumirem. De acordo
com as regras do Capitalismo super bem praticado, ter dinheiro para consumir é
problema do consumidor. Então, ele ainda continuará gerando necessidades de
consumo, entretanto, não lhe dará condições para realizar seus sonhos de
consumo por muito mais tempo. Para que você possa ter alguma renda o operariado
abandonado a si mesmo precisará criar uma outra economia, subserviente da do
capitalismo, na qual – por enquanto – a produção,
venda e entrega de brigadeiros se sobressai. É importante notar também que o
seu endividamento com bancos, cartões de crédito e repartições públicas também
é do interesse do Capitalismo, pois gera lucro a partir dos juros e correções
da dívida. Ninguém irá te salvar.
Mas, por que me dei ao trabalho de
escrever tudo isso? Bem, para que você saiba que se educação é a solução para
tudo, não é a educação que você imaginou. Estudar não garante mais nenhuma ascensão
social. Ela pode até acontecer, mas não há nenhuma, absolutamente nenhuma
garantia disso. Você pode finalmente gastar seu tempo com outras coisas. Não
faça cursinhos a distância e nem com conteúdos frágeis – se bem que você nem saberá
que são assim -, exceto se você tiver interesse real, se desejar ficar
satisfeito consigo mesmo. Melhor seria ir pra uma biblioteca e ler um bom
livro.
Esta mesma explicação serve para
praticamente tudo na sociedade contemporânea. Como p.ex., Existem mais
escritores do que leitores no Brasil porque todo mundo acha que ser escritor dá
um status qualquer diante da sociedade (isso já foi verdade), e então ser autor
de um livro é um produto que passou a ser vendido, e tem de todos os preços,
tudo depende da sua vaidade. Diminuiu o número de leitores, claro. Essa não é
mais uma sociedade do letramento. Não sei se devemos ficar em pânico, provavelmente
quem está nascendo agora não se importa.
Mas uma coisa é extremamente grave e
não pode ser esquecida. Se o não letrado do começo deste texto possuía uma
infinidade de conhecimentos uteis e sobrevivia muito bem sem o capitalismo e a indústria,
os iletrados e analfabetos funcionais de agora são realmente ignorantes no
pleno sentido da palavra. Por melhor
caráter que tenha a pessoa, a percepção de que está alijada do processo de
consumo e de ascensão social de qualquer tipo, e a consciência de sua óbvia inferioridade
dentro da sociedade - mesmo se tornando parte da maioria – gera necessariamente
violência.
A frustração gera violência que se
alastra desde o convívio intimo até a praça pública, vai do pequeno vandalismo
até chegar aos homicídios e feminicidios de todos os tipos. A ignorância violenta
tende a se especializar e a atuar com requintes de crueldade. Quanto mais cruel
e requintado o crime maiores são as chances de que seu perpetrador consiga
alguma notoriedade social. A única coisa que resta ao pobre cidadão comum,
viver como Sísifo ou entregar-se à barbárie. As duas opções são ruins, mas há
quem diga que diante deste quadro a barbárie possa ser a solução dos problemas.
Ahá! Então a educação não é a
solução. Não, não é, se as condições gerais dadas permanecerem sendo as mesmas.
E você me pergunta: do que eu iriei viver? E como vou sustentar a minha
família? Então, como você irá viver eu não sei, mas também quero dizer que
aquilo que você chama de família – do jeito que você conhece -, também foi
criada pelo Capitalismo. E tudo o que o
Capitalismo quis foi que você fizesse filhos e pagasse do seu bolso a educação
instrucional deles para que depois pudessem servi-lo. É melhor você ir fazer
outra coisa da vida que não seja reproduzir e pagar cursos inúteis.
Veja bem – ainda me dirá – se eu te
levar a sério e se me entregar à barbárie será o fim da sociedade e de todo o
sistema?! É isso que você deseja?! E então, resposta final: não, ninguém deseja
violência, morte ou destruição e nem nada que cause dor aos indivíduos (também
uma invenção capitalista), mas, com certeza, esta é a solução dos problemas que
ora vivemos. Claro, um grande maremoto também seria. Descargas magnéticas do
sol destruindo a tecnologia e as redes de informática, também seriam soluções.
Infelizmente pode ser que precisemos do caos econômico e social para dar um
novo sentido à existência e ter possibilidade de sobreviver com alguma dignidade.
E eu digo tudo isso com muita tranquilidade, pois sei a quem me dirijo e sei
que vocês não farão nada disso. Que pena!
A educação é a solução! Sei que
continuarei ouvindo este mantra. Mas com certeza a educação instrucional não é
mais solução para nada. Agora, se falarmos de formação do indivíduo, de
caráter, etc, isso é outra história. Todavia, essa começa em casa e os pais e
mães já não se sentem mais tão animados em empreendê-la. Para cada ser humano
bem formado corresponde alguns milhares de maus educados e violentos, na ponta
do lápis, voltamos a barbárie. E não me diga que isso não é real, infelizmente,
este é só um caso de botar óculos escuros para ver se as imagens melhoram e não
nos ofuscam.
O bom educador prepara o educando
para ser humano, reflexivo e conter em si o que a civilização tem de melhor,
entretanto, faz isso no mesmo palco onde ele se verga ao sistema.
Comentários
Por mais que eu não seja um fã de Chomsky, sim, me parece que a grande utopia do capital, hoje, é dele se emancipar da força de trabalho humana. O futuro do capital não é humanista, é pós-humanista, se não pós-humano: ele necessita de máquinas, inteligências artificiais e melhores mentes humanas (poucas) para melhores inteligências artificiais e trabalho maquínico de todos os tipos.
Sobrará, para quem puder, um estranho mundo feito de serviços de vários tipos, dos mais tradicionais aos mais "pós-modernos" (vídeos no YouTube, por exemplo), consumos de notícias, auto-exposição, narcisismo, etc, etc, etc. E vários tipos de Ubers, muitos Ubers.
Também penso que faltam diagnósticos sobre o presente, suas tendências, a maneira como se relaciona com sua memória, com seu patrimônio. com suas próprias transformações e tendências, com os tipos de sujeitos e processos de construção de sujeitos que existem hoje. Sem esse diagnóstico, não dá para pensar nada de novo, nada de interessante.
Por fim... "O bom educador prepara o educando para ser humano, reflexivo e conter em si o que a civilização tem de melhor, entretanto, faz isso no mesmo palco onde ele se verga ao sistema."
Sim, sim, e algumas dúvida:
Sim, faz no mesmo palco onde se verga ao sistema - afinal ele precisa de salário para pagar as contas.
Sim, educa para ser humano.
Não: prepara para conter em si o que a civilização tem de melhor.
Dúvidas: O que a civilização tem de melhor? eu mesmo me pergunto o que é isto, "a civilização"? Talvez por lidar com muita diversidade cultural, tendo a ser meio crítico disso que dividimos entre "civilização" e "barbárie". São para mim duas faces da mesma moeda em diferentes culturas. Prefiro pensar em "cultura" e violência, em controle da agressividade, em uma espécie de "arte de viver" a partir da História e das artes.
O que é educar para ser humano quando o capital indica que necessita de um futuro pós-humano?
Talvez precisássemos de uma educação que mostrasse possibilidades concretas de que se pode viver uma vida diferente desta que nos é oferecida, construída nos interstícios da que temos hoje.