Pular para o conteúdo principal

O Pai


Aquele cara que se acostumou a ficar em segundo plano, pois a mãe estava em primeiro lugar. E que só aparecia nos finais de tarde, sempre ausente, e quando presente, mal disfarçando o cansaço; parecendo má vontade. Alguém que você esperava o dia todo para ver e falar, contar as novidades, mas estranhamente ele só dedicava um “que legal” pra você.

O cara que a sua mãe defendia dizendo: Está trabalhando. Ou, “seu Pai não presta! Está bebendo, enquanto fico aqui cuidando de vocês, está com outra!” E que num divorcio não tem direito preferencial a ficar contigo, mesmo que mereça.

Ele era o chato que dizia que a vida é dura e que você deveria se preparar. É o mesmo homem que tentou te levar para o trabalho com ele, e te apresentou para aquele monte de amigos chatos, inutilmente sem conseguir despertar a sua vocação (que era ficar com a mãe).

O Pai, na sua adolescência, foi aquele covarde, vendido ao sistema que nunca peitava o patrão ou que era subserviente aos clientes. Macho dentro de casa, mas um vira-latas nas ruas. E, o mais terrível, o homem que “pegava” sua mãe, e você não entendia como aquela grande mulher se entregava para aquele banana panaca.

Ele foi o homem que traiu sua confiança, que esteve ausente na maior parte do tempo, traiu sua mãe e as expectativas dela, e nunca lhe deu o que você desejava. E se dava, era julgado como um chantagista.

Pai, o cara que conseguia dar a viagem de férias e estragá-la com seus comentários e suas ações. Aquele que proibia tudo, e com o qual sua mãe o ameaçava.

Foi ele quem inutilmente o incentivou a ser igual, mas você não queria isso. Desejava ser melhor, ou pior, mas nunca igual. Se ele era bem sucedido, você o via como um arrogante infinito em suas gabolices e chatices, se não era, você se envergonhava e não entendia por que justamente um ser superior como você tinha aquele traste como progenitor.

Ele é a pessoa que tentava participar da sua vida, mas todo mundo cortava as suas falas e ignorava. Foi, era e é o cara que quando tentava falar “eu te amo” era interrompido por qualquer coisa; e você achou que ele não disse. Sobrou o silêncio.

Sobrou o Dia dos Pais, no qual, constrangidos pela mídia, moda e sociedade, telefonamos e tentamos dizer alguma coisa. E quando ele ganha presente é carteira, cinto, sapato, roupas sempre iguais... Nada de show de Rock, nada de convites legais. É como uma formalidade triste que devemos cumprir como filhos e ele como Pai. Por mais que tenhamos conversado e perguntado, ele continua um desconhecido.

Dele só vimos o que fez, não o que sentiu e nem o que pensou. E quando eramos jovens, tudo o que ele sentia e pensava, era exatamente o contrário do que desejávamos.
Bem, agora que você é um homem (ou pessoa) adulto já sabe quem ele é e foi na sua vida. Vai lá, dá um abraço nele.

O Pai, é aquele cara que você só compreende quando passou por tudo o que ele passou. Quando ficou adulto de verdade e conseguiu saber onde ele estava todo este tempo. O cara que você só conseguiu valorizar quando pôde fazer a crítica da mãe (alguns nunca fazem). Ele estava ausente por que estava cuidando de você e da família. Estava cansado para se divertir contigo por que estava trabalhando. Se entregou ao sistema – não por que não tivesse sonhos – mas por que você precisava comer e construir a sua vida. Ele se calou para que você e outros familiares falassem, se negou para que você se positivasse.

O Pai, diferentemente da Mãe, é a pessoa que você aprendeu a amar com o tempo. Não foi imediato. Você tinha medo, respeito, carinho, dúvidas, anseios, cobranças, mas amor... O amor verdadeiro só veio depois quando você soube o que era o mundo e as pessoas, olhou para aquele resto encarquilhado que ficou em casa, e pôde lhe dizer: foi por mim Pai que você se apagou mesmo parecendo brilhar.

Neste dia vai lá, lhe dê um abraço, se conseguir, um beijo, se puder um “eu te amo” constrangido num abraço estranho.

Feliz dia dos Pais, para estes caras que se esvaziam de si e pouco ou quase nada recebem em troca.
Numa sociedade onde o Pai de Jesus (José) era figurante para Maria, e o outro Pai dele, inalcançável, parece que repetimos comportamentos.


Vamos lá, o seu Pai, não é o progenitor de Cristo, e sua mãe não é a Virgem Maria; os dois sabem disso, não seja você o último a saber. Vá lá! Dê um abraço no homem que em primeiro lugar mostrou o que era o mundo e as pessoas pra você e que com o seu exemplo te preparou para não fazer feio demais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os homens, afetos e desejo - A história não contada. Contexto e lugar de partida - I

O inferno angustiante do desejo Hoje quero refletir sobre um assunto do qual eu deveria saber muito, mas confesso que quanto mais aprendo, menos sei e muito menos acredito. E infelizmente não estou sendo modesto e nem socrático. Quero abordar o tema a partir do ponto de vista de alguém que viveu em outra época e que nela tinha medos, necessidades e expectativas e principalmente, tinha um futuro pela frente com o qual sonhava, mas não sabia o que seria deste tempo. Assim que eu disser a palavra, as pessoas irão abandonar a leitura, imaginando que “lá vem mais um falar do mesmo...” Confie em mim e apenas continue lendo, hoje irei falar sobre as necessidades, emoções, expectativas, vitorias e frustrações dos homens que gostam de homens.   Se não usei o termo socialmente aceito é porque de alguma forma ele está carregado de ideias e informações nem sempre corretas ou interessantes. Pode ser que eu o use mais tarde, mas por ora não.             Acredito que neste texto falo, sobretudo,

Deus - I O Devorador

  Deus me seduzindo            Esse não é um texto para relembrar o passado, mas uma tentativa de descrever o que não pode ser descrito.  Vou meter-me a falar do que não sei. Talvez seja exatamente assim, conhecemos muito e desconhecemos muito mais aquilo que realmente é importante. É como mãe, amamos muito mas às vezes nos damos conta do quão pouco a conhecemos. Entretanto, Deus, como o conheço, foi definido magistralmente pelo poeta indiano Rabindranath Tagore: “Sou um poeta e meu Deus só pode ser um Deus de poetas”. Então, só quem vive profundamente o ser poeta consegue traduzir em si o que isto significa.             Por aproximação tentarei dizer um pouco sobre isso. Uma definição destas não aparece em nosso coração na infância ou na puberdade, surge apenas quando ocorre um amadurecimento íntimo, que não tem idade para ocorrer. Podemos ter uma epifania em algum momento, mas ela só se consolida ao longo do tempo através de outros momentos assim. É como um “dejavu” não tem importâ

Deus III - A sustentação essencial. O que é real? O que é realidade?

  Não dá para ilustrar este texto de forma adequada                 Há muito tempo atrás se alguém discutisse a realidade concreta das coisas e do cotidiano eu mandaria a pessoa “catar coquinhos”. Entretanto as experiências existenciais nos ensinam se permitimos. O tempo passou e tive vários aprendizados que considero importantes. Eles ajudaram a definir minha relação com o mundo e as pessoas. Nestas experiências, e vivências, passei a lidar com um real que é tênue. Perigosamente tênue. O risco de lidar com uma compreensão expandida do real e da realidade é perder o vínculo que torna as coisas entre nós inteligíveis e aceitáveis. Entretanto, não há nenhum caminho, místico ou não, que não passe pela discussão daquilo que nos parece óbvio, e obviamente verdadeiro, irretocável e irrevogável. Então, hoje vou refletir sobre a realidade física e social, vamos desmaterializá-la para só então, falarmos de imaginação. Mas usaremos a imaginação o tempo todo como método para essa discussão.  

Deus II - A dança: Som e fúria

O sagrado pode se manifestar no cotidiano              De todas as coisas sensórias que me envolveram desde sempre o som é uma das mais fascinantes. Trago grudado ao espírito o canto da pomba “fogo apagou” envolto pelo silêncio da fazenda, ambientando a solitude do jovenzinho que sentava-se na improvisada jardineira da avó e olhava longamente para o campo. De um lado o pasto a perder de vista e de outro o cafezal assentado no morro. De um pouco mais distante vinha o som do vento assoprando forte nos eucaliptos, só quem ouviu esta melodia que rasteja pelos ouvidos e dá profunda paz sabe como é a música e o perfume que juntos vem e quando junto deles estamos ainda toma nossa pele a sombra fresca do “calipial”.             Trago no espírito meu pai assoviando. Era um tempo onde os homens assoviavam, e fazer disso uma arte também era parte do seu quinhão. Só com o tempo eu saberia que o som nos afeta fisicamente antes de nos afetar o espírito. O som toca o nosso ouvido, toca fisicament

Os homens, a história não contada. A pornografia e as transformações sociais da AIDS - II

  (Continuo aqui o texto anterior. Passaremos incialmente pelos anos setenta, a televisão e suas influências e chegaremos aos poucos até os anos 90 e as profundas transformações sociais e sexuais que ocorreram na sociedade). Começavam os anos 70 e éramos apenas amigos! Uma das coisas que me passavam pela cabeça quando era menino (05/07 anos) é que eu deveria ter nascido mulher. Mas isso ocorria não porque eu desejasse os homens, mas porque eu era, desde aquela época, bastante caseiro e não queria sair de casa e nem ver pessoas. Depois aprendi a ler e tudo o que eu queria era mais silêncio e menos pessoas. Depois veio a música e aí eu queria ainda mais silêncio e nenhuma pessoa. Mas para um homem essas coisas não eram possíveis. Homens deveriam ficar o dia todo fora de casa trabalhando e fazendo coisas que não gostavam, pois era necessário para sustentar a casa. Então, o Luizinho queria ter nascido mulher para ser “sustentado” e ficar em casa. E eu não achava a vida doméstica tão terrív